Governo de Rondônia
Terça, 09 de março de 2021

RECEPÇÃO

Superintendência reivindica de conselho empresarial curso de guias de turismo para Rondônia

15 de maio de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Durante reunião com o Conselho Empresarial de Turismo de Rondônia (Conetur), o superintendente estadual de Turismo, Júlio Olivar, destacou a necessidade da abertura de curso para guia de turismo no estado, tendo em vista que Rondônia só possui duas pessoas credenciadas.

Olivar informou que o Ministério do Turismo aderiu ao Pronatec Turismo Cidadão, que consiste na oferta não financiada de cursos de formação continuada e técnico, visando investir na melhoria da qualificação dos diversos tipos de profissionais que integram ou desejam integrar a cadeia produtiva do turismo.

A Setur e o Conetur entendem que o curso de guia de turismo vai atender a uma demanda hoje reprimida no mercado de Rondônia, o que tem gerado problemas para o segmento turístico, impossibilitando melhor exploração comercial dos potenciais turísticos locais.

O guia de turismo é o responsável pela recepção, condução, orientação e assistência de pessoas ou grupos durante traslados, passeios, visitas e viagens em âmbitos local, regional e nacional. Atua em organizações públicas e privadas do segmento do turismo, como agências de viagem, operadoras turísticas, museus, centros culturais, parques naturais e temáticos, por meio da prestação de serviços autônomos, temporários ou contrato efetivo.

A Setur apresentou a demanda ao Ministério do Turismo, manifestando o interesse em aderir ao projeto e aguarda agora a aprovação do Mtur. Aproveitando a visita do ministro Marx Beltrão, a Porto Velho, há uma semana, o superintendente reforçou a reivindicação. O ministro assegurou que irá deliberá-la ainda neste primeiro semestre.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Taciana Guzman
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Lazer, Turismo


Compartilhe