Governo de Rondônia
28/03/2024

DESPORTO ESCOLAR

Surdo, judoca de Ariquemes incentiva pessoas com deficiências a praticar esportes

20 de novembro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Colecionador de medalhas, Rômulo Silva vai representar Rondônia em competição na França em 2020

Não foi dessa vez que o judoca Rômulo Silva, 17 anos, conquistou medalha em competição nacional nos Jogos Escolares da Juventude (JEJ), que reúne 4998 estudantes atletas de 12 a 17 anos de todo território nacional em Blumenau (SC) até o dia 30 em 14 modalidades coletivas e individuais. Surdo de nascença, o judoca é um entusiasta pelo esporte e sugere às pessoas com qualquer tipo de deficiência que pratique esporte.

Filho único, Rômulo Silva nasceu com elevada deficiência auditiva. Ele pratica o judô desde o seis anos de idade como ferramenta de inclusão social. “Já fiz muitas amizades e já viajei bastante para lutar o judô. O esporte abre a mente, fortalece a musculatura, além de impor uma disciplina rígida na formação da gente”, disse o atleta, que se comunica por fala, escrita, leitura labial, braile e gestos. “Nunca sofri preconceito”, destaca, motivando outros deficientes a inserir no meio esportivo.

A participação do aluno-atleta da escola estadual Anísio Teixeira, de Ariquemes, no Brasileiro Escolar em Blumenau terminou na segunda luta, na terça-feira (19). “Ganhei o primeiro, mas perdi o segundo combate”, disse ele, classificando como importante a presença no tatame da competição.

“Agora me resta treinar para o campeonato de judô, em Versailles, na França, em abril de 2020”, anima-se o judoca da categoria (-66kg), que é bi-campeão brasileiro na Surdo-Olimpíadas, realizada em Pará de Minas (MG) esse ano.

Leia mais:

 Judoca de Colorado do Oeste conquista medalha de prata nos Jogos Escolares em Blumenau (SC)

 Estudantes-atletas representarão Rondônia nos Jogos Escolares da Juventude, em Blumenau (SC)

 Pais incentivam e estimulam atletas rondonienses nos Jogos Escolares da Juventude no interior de Santa Catarina


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Paulo Sérgio
Fotos: Paulo Sérgio
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo