Governo de Rondônia
Sexta, 16 de abril de 2021

TEATRO ESTADUAL: Conclusão da parte física está prevista para janeiro

19 de dezembro de 2013 | Governo do Estado de Rondônia

EE206ADC-FF31-42D3-BA8D-349D4B220E01_6-Obras-teatro_640x427Uma comissão da Controladoria Geral do Estado (CGE) visitou na ultima semana o canteiro de obras do Teatro Estadual para verificação do andamento das obras e constatou que o serviço está conforme o cronograma, tendo a previsão de entrega da parte, física prevista para janeiro de 2014.

De acordo com Josiane Beatriz Faustino, engenheira Civil do Departamento de Estradas e Rodagens, que está responsável pela fiscalização da obra do teatro, após a etapa física haverá a parte de mobiliário, indumentárias do palco e uma etapa de paisagismo que é a finalização do projeto devendo ser entregue com toda a estrutura, inclusive sonorização instalada no mês de março 2014.

O complexo teatral possui duas salas, sendo a maior com capacidade para mil pessoas e uma menor denominada teatro de bolso, com capacidade para 200 pessoas. Há ainda a estrutura de banheiros, camarotes, banheiros com projeto especial e elevadores. “O teatro será totalmente acessível para portadores de necessidades especiais”, afirma a engenheira que está à disposição do Departamento de Obras e Serviços Públicos (Deosp).

O teatro menor está em fase de acabamento, com revestimento acústico e esta fase será concluída com êxito. O Acabamento do projeto é a parte que demanda maior atenção, pois possui materiais e equipamentos específicos para a área. Por Exemplo, o palco principal utiliza uma tecnologia com uso de dispositivos específicos montados sobre molas, além de todo prédio ser climatizado.

Um investimento da ordem de R$ 21 milhões, com recursos próprios do Estado. “A obra impressiona tanto pelo porte quanto pela importância que representa para o setor cultural rondoniense”, comenta a fiscal. “É uma obra diferenciada, a altura do que o Estado e a capital necessitam para contribuir para o estímulo cultural da população e no nível em que realmente necessita”, assegura a engenheira que complementa “trabalhar nessa obra é engrandecedor para qualquer profissional”.

Responsável pela programação, a equipe da Secel, coordenada pelo técnico de teatro Luís Carlos, informou que para a inauguração os preparativos serão concluídos em breve. “Devemos contar com a apresentação de artistas locais do teatro e da dança além de atrações nacionais. Estão cotados o coro, a orquestra e o ballet do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, e também a atriz Fernanda Montenegro. Estamos apenas aguardando a data oficial de inauguração para confirmar a agenda dos artistas”, declarou.

O ator e publicitário, Juraci Júnior, lembra que quando começou a estudar e trabalhar com teatro, há cerca de 10 anos, vem acompanhando a situação das obras. “Já participei de manifestações e protestos por conta das inúmeras paralisações. Ficava muito triste quando viajava e via grandes casas de espetáculos em todos os lugares que eu ia e lembrava que a minha capital não tinha uma. Fico feliz agora com a entrega do nosso Teatro e não vejo a hora de me apresentar nesse palco e poder acompanhar grandes produções”, declarou.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Romeu Noé
Fotos: Nilson Nascimento da Silva
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cultura, Economia, Sociedade


Compartilhe