Governo de Rondônia
24/04/2024

Teatro estadual está em fase de conclusão

26 de março de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

A população de Porto Velho está mais próxima de contar com o Teatro Estadual, uma obra que está em construção por quase duas décadas e que agora se encontra em fase de acabamento e conclusão. O teatro conta com duas dependências separadas, que poderão acomodar mais de 1200 pessoas.

Teatro estadual

Teatro estadual

De acordo com a engenheira civil do Departamento de Estrada e Rodagens (DER) Josiane Beatriz Faustino, responsável pela fiscalização da obra, as salas dos teatros de Bolso e principal estão recebendo revestimento acústico nas paredes e teto. Posteriormente serão instalados carpete e poltronas.

Ela    explica que o projeto inicial sofreu adequações para atender a legislação em relação à mobilidade. “O teatro será totalmente acessível. Teremos elevadores, banheiros adaptados, enfim, tudo para atender o portador de necessidade especial”.

Parte interna do teatro

Parte interna do teatro

Entre as razões para a demora na conclusão da obra, que é responsabilidade do Estado desde 2007, estão a falta de recursos e as adequações no projeto. “Tivemos que ajustar um projeto de quase vinte anos”.

O Estado tem contrato com apenas uma empresa, que é responsável por toda a obra. Para isto, ela tem serviços terceirizados. “A empresa tem que entregar 100%, inclusive com as poltronas instaladas”. Na obra já foram absorvidos recursos de cerca de R$20 milhões.

Revestimento do teatro

Revestimento do teatro

A superintendente de Esporte, Cultura e Lazer (Secel), Eluane Martins, fala que esta gestão tem compromisso com a cultura. “Nossos artistas merecem uma estrutura à altura dos seus talentos. Sem contar que o teatro será também uma porta de acesso para o cenário nacional e internacional”.A administração do teatro ficará sob a responsabilidade de uma Fundação a ser criada pela Secel. O projeto de lei para a criação já foi encaminhado para a Coordenadoria Técnica Legislativa (Cotel) do Governo do Estado para ser enviado à Assembleia Legislativa.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Amabile Casarin
Fotos: Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cultura, Governo


Compartilhe


Pular para o conteúdo