Governo de Rondônia
25/04/2024

PECUÁRIA

Técnica de confinamento bovino garante produtividade em espaço reduzido; mostra ocorre na Rondônia Rural Show

22 de maio de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

O confinamento bovino é uma técnica que vem sendo implantada em Rondônia com resultados positivos, a exemplo do sucesso experimentado em outros estados brasileiros. Na prática, o funcionamento do sistema será apresentado durante a Rondônia Rural Show, que começa na próxima quarta-feira (24) e encerra no sábado (27), em Ji-Paraná.

No confinamento, os animais são tratados em currais com dieta rigorosa em água e alimentos fornecidos em cochos

No confinamento, os animais são tratados em currais com dieta rigorosa em água e alimentos fornecidos em cochos

A caraterística climática de Rondônia, que tem um extenso período seco prejudicando a qualidade do principal alimento do gado, o capim, é um dos fatores que estão levando o produtor rural a migrar para o confinamento. As razões são simples. No período da seca a oferta de pastagem é menor, com isso o gado perde peso devido à qualidade do capim, que piora.

No confinamento, os animais são tratados em currais com dieta rigorosa em água e alimentos fornecidos em cochos. “O produtor ao experimentar esta técnica o quanto antes vai entender que o custo-benefício é vantajoso”, entende o técnico Crescêncio Fonseca, um dos responsáveis pela disseminação da técnica na Rondônia Rural Show.

Segundo Fonseca, que também é conhecido como Mineiro, o pequeno produtor pode iniciar o confinamento com apenas 18 cabeças em um curral de 180 metros quadrados. “Sobre o alimento, o agricultor poderá produzir a silagem a partir da roça do milho que normalmente ele já tem na propriedade. Daí é acrescentar a suplementação com ração farelada”, explicou Mineiro.

Os Estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo são os principais confinadores e já exportam tecnologias de manejo e conhecimento desse sistema produtivo elevando o Brasil aos mais importantes criadores de gado confinado do mundo. A Rondônia Rural Show é o maior evento do agronegócio do Norte Brasileiro e se posiciona com o oitavo entre os 20 maiores do País.

Leia mais sobre a RRS


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Paulo Sérgio
Fotos: Paulo Sérgio
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Água, Economia, Empresas, Evento, Governo, Rondônia, Tecnologia


Compartilhe


Pular para o conteúdo