Governo de Rondônia
23/04/2024

REUNIÃO

Técnicos da Seduc participam de reunião do Censo Escolar

15 de abril de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Os técnicos da Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (Seduc), Otacílio Antônio de Melo e Josefa Joselia de Oliveira, participam nesta quarta-feira do encerramento da reunião técnica dos convênio do Censo Escolar, que vem sendo realizada deste a última segunda-feira (13), em Florianópolis (SC).
A reunião é promovida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e está servindo para tratar das parcerias formalizadas com as secretarias estaduais de Educação.
O Inpe celebra convênio com os Estados com o objetivo de realizar a coleta de dados educacionais com a participação das escolas públicas e privadas do País e que servirão de dados estatístico-educacionais para traçar um panorama nacional da educação básica, servindo de referência para formulação de políticas públicas e execução de programas na área da educação.
Na transferência de recursos públicos conta a merenda escolar, transporte escolar, distribuição de livros e uniformes, implantação de bibliotecas, instalação de energia elétrica, dinheiro direto nas escolas e o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
A coleta de informações abrage o ensino regular (educação infantil, ensinos fundamental e médio), educação especial e educação de jovens e adultos (EJA) e o Censo Escolar coleta dados sobre os estabelecimentos de ensino, matrículas, funções de docentes, movimento e rendimento escolar.
O rendimento de aprovação e reprovação, além do abandono escolar dos alunos do ensino fundamental e médio, juntamente com outras avaliações do Inep são utilizados para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), indicador que serve de referência para as metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), do Ministério da Educação.
A subgerente de Avaliação e Estatística da Seduc, professora Aparecida Meireles de Souza e Souza, chama atenção dos gestores escolares para que façam as inserções corretas dos dados no Sistema Educa Censo, para que a escola não perca recursos financeiros e/ou não venha ter prejuízos quanto à participação dos seus alunos nas avaliações nacionais e estaduais.

Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Antônio Queiroz
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Governo, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo