Governo de Rondônia
23/04/2024

QUALIFICAÇÃO

Técnicos da Superintendência de Patrimônio participam de curso de capacitação

11 de junho de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Nessa segunda-Feira (10), na Superintendência de Patrimônio e Regularização Fundiária, foi dado inicio ao curso de capacitação para Técnicos  da Sepat. Foi notada a necessidade de uma visita técnica presencial, com intuito de analisar as condições dos equipamentos e acessórios de topografia e, também, capacitar o corpo técnico da Superintendência para operar esses equipamentos e, com isso, o desenvolvimento de um trabalho de levantamento topográfico de qualidade.

Mediante tudo, o superintendente da Sepat, Constantino Erwen, devido a troca do setor técnico, visando o bom atendimento das necessidades topográficas do órgão e o bom funcionamento dos equipamentos por ela utilizado, decidiu pela capacitação.

A qualificação consiste em capacitar o corpo técnico para operar e produzir corretamente as peças técnicas solicitadas pelo órgão. Desenvolver uma metodologia de trabalho visando à padronização de serviço. Auditar os equipamentos comprados para elaborar um orçamento de manutenção, aquisição de produtos e softwares minimamente necessários para os trabalhos da secretaria.

De acordo com o consultor Filipe Baratieri, profissional responsável pela capacitação, ao fim das etapas de treinamento, o resultado que deve esperar é uma equipe organizada e capacitada para efetuar coletas em campo com qualidade e menos tempo que o praticado hoje.

Ao fim da capacitação das equipes das gerencias rural e urbana, elas devem estar aptas a fazer um levantamento da estrutura existente de equipamentos, equipe e softwares. Consultoria teórica sobre as diferenças de tecnologias RTK (A tecnologia de receptores GNSS é uma das mais usadas em todo o mundo para trabalhos de topografia) e identificação de nível de conhecimento da equipe na parte de coleta de dados em campo e processamento de dados. Desenvolvimento de fluxograma de trabalho de campo e escritório, treinamento, com o uso da tecnologia e processamento de dados. Desenvolvimento de fluxograma de trabalho de campo e escritório. Treino prático, com o uso da RTK e processamento de dados (campo e escritório). Integração com imagens de Drone e elaboração de peças técnicas de drone.

Leia mais:

Das 40 Unidades de Conservação criadas em Rondônia, 37 precisam ser transferidas da União para o Estado

Governo conclui levantamento topográfico do T.D. Maicy no distrito de Calama


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Edu Félix
Fotos: Edu Félix
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Evento, Governo, Rondônia, Serviço, Servidores


Compartilhe


Pular para o conteúdo