Governo de Rondônia
25/04/2024

VIGILÂNCIA EM SAÚDE

Técnicos de vigilância sanitária de Rondônia são treinados para usar sistema de mapeamento de ações em todo o estado

24 de abril de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

Técnicos que trabalham nas agências de vigilância sanitária do Estado e dos municípios de Rondônia fazem capacitação para usar o sistema de informação Infovisa, que foi cedido gratuitamente pelo governo de Tocantins ao governo de Rondônia.

O treinamento reúne técnicos de vários municípios do estado

Segundo a gerente técnica de vigilância sanitária da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), a biomédica Vanessa Ezaki, o compartilhamento do sistema de informação vai viabilizar a gestão com mapeamento das ações de vigilância sanitária em todo o estado.

O treinamento, que acontece no Rondon Palace Hotel, iniciou nesta terça-feira (24) e vai até próxima quinta-feira (26), contando com profissionais do setor de várias regiões do estado. O curso está sendo ministrado pelo diretor da Agência de Vigilância Sanitária (Agevisa) de Tocantins, Tiago Botelho e sua equipe.

Segundo Vanessa Ezaki, com a implantação do sistema Infovisa, a vigilância sanitária estadual, e também dos municípios, terá dados armazenados no sistema para apresentar estatísticas das ações realizadas, como o número de empresas notificadas, autos de infrações, atendimentos a denúncias, além de conseguir supervisionar os serviços realizados pelos municípios, ajudar nas tomadas de decisões e planejamentos de ações.

O Infovisa é um sistema de informação de Vigilância Sanitária criado em 2014 no estado de Tocantins. “Com a utilização desse sistema, Rondônia passa a ter o controle total dos empreendimentos instalados no estado, por meio do cadastro do empreendedor no sistema de acordo com o tipo de serviço, automaticamente a Vigilância Sanitária poderá ter acesso às informações daquela nova empresa. Pela internet, o empresário cadastrado no sistema vai requerer a emissão do alvará sanitário.

Outra ferramenta que a Agevisa conseguiu do governo de Tocantins foi a Plataforma Moodle, que é uma sala de aula virtual para capacitar, na forma de educação a distância, os fiscais e inspetores sanitários do estado. O Moodle pode ser acessado em qualquer computador com internet e atualmente disponibiliza na sua plataforma os cursos de capacitação em vigilância sanitária.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Eleni Caetano
Fotos: Lidiane Pereira
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Economia, Empresas, Governo, Indústria, Legislação, Rondônia, Saúde, Serviço, Servidores


Compartilhe


Pular para o conteúdo