Governo de Rondônia
19/04/2024

PRODUÇÃO

Técnicos do Amapá visitam instalações da cadeia piscícola em Rondônia

26 de junho de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

Um grupo de oito técnicos do serviço de assistência técnica em aquicultura no estado do Amapá veio a Rondônia para conhecer experiências bem sucedidas dos produtores rurais, assistidos pela Emater-RO e Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), na produção e processamento de peixes de cativeiro.

Rondônia é um estado Exportador e referência na produção de peixes de agua doce.

Os técnicos da Pescap, entidade amapaense responsável pela aquicultura, foram recebidos pela direção da Emater-RO e Secretario de Agricultura, e ouviram dos técnicos locais uma explanação sobre os processos de planejamento e incentivo ao investimento via crédito rural  subsidiado, e ainda o programa de verticalização da produção, prove Rondônia, que fomenta a instalação de agroindústrias familiares. No caso do pescado, o processamento do peixe é obrigatório para viabilizar a venda, através dos  programas PAA e PNAE, que atendem instituições e programas sociais do governo.

Os visitantes conheceram também os protocolos de vigilância sanitária da Agencia Idaron para prevenção ou relato de doenças de notificação obrigatória, foram explicados os procedimentos para emissão de Guias de Transito (GTA) para animais aquáticos, que conta com a facilidade da emissão “on line”, a GTA só é aceita quando acompanhada do boletim de sanidade devidamente assinado por um médico veterinário, disse o técnico da Idaron.

Depois de conhecerem as instituições estaduais de assistência técnica, fomento e sanidade o grupo seguiu para o interior do Estado onde irão conhecer instalações de piscicultura nos diversos seguimentos da atividade desde laboratórios de reprodução de peixes, alevinagem e engorda das espécies de tambaqui, pirarucu, pintado e jatuarana.

Na viagem ao interior, regiões do Vale do Jamari e Região Central, os técnicos do Amapá, irão visitar agroindústrias de processamento do pescado, pequenas, médias e grandes. E também indústrias de ração, disse a engenheira de pesca da Emater-RO Maria Mirtes, que faz as vezes de guia para o grupo.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Enoque de Oliveira
Fotos: Irene Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Piscicultura, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo