Governo de Rondônia
28/03/2024

INMETRO E IPEM

Técnicos do Ipem de Rondônia recebem capacitação do Inmetro do Rio de Janeiro

04 de dezembro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

A capacitação busca aperfeiçoar as inspeções realizadas pelo Ipem, que foram bem avaliadas pelos técnicos do Rio de Janeiro

 

O Instituto de Pesos e Medidas de Rondônia (Ipem/Ro) é o órgão que fiscaliza instrumentos e processos de medição, além de atuar na avaliação dos produtos, de forma que o objetivo de atender e proteger o cidadão seja cumprido. Para isso, várias capacitações são ofertadas desde o início do ano. Na terça-feira (4), uma equipe do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e tecnologia (Inmetro) do Rio de Janeiro conheceu o trabalho dos técnicos do Ipem, e iniciaram a preparação para ofertar um curso aos técnicos de Rondônia. Membros do Ministério Público, da Assembleia Legislativa e da Distribuidora de Energia Elétrica também acompanharam a visita ao laboratório do Ipem.

Segundo os técnicos do Inmetro do Rio de Janeiro, a capacitação vai até o sexta-feira (6), com carga horária de 24h. O treinamento busca a validação dos equipamentos e a verificação dos medidores de energia elétrica, de forma que reforce o trabalho do Ipem, evidenciando a transparência do trabalho ofertado a população.

A equipe do Inmetro solicitou, da empresa que fornece energia elétrica no Estado, cerca de 50 medidores que apresentaram falhas ou erros, para serem analisados pelas equipes durante o treinamento.

O técnico responsável pelo laboratório onde são realizadas as inspeções, Frederico Ribeiro, afirma que o treinamento vai ao encontro com o trabalho que já está sendo realizado pelo Ipem. Ele explica que devido ao risco de choques ou cargas elétricas, só podem entrar no laboratório pessoas devidamente autorizadas, treinadas e com a proteção adequada.

Ao final, o órgão entrega uma cópia do relatório obtido através da inspeção, de forma que o consumidor tenha total acesso às informações. “O relatório aponta todos os erros e variações do medidor. É um documento que garante a segurança e validade da inspeção, desde a entrada até a saída do medidor. Além da capacitação, os técnicos do Inmetro fazem a calibragem das bancadas de inspeção, que acontece anualmente, o que aumenta a confiabilidade dos resultados”, finalizou o responsável pelo laboratório.

Leia mais:

Ipem volta à BR-364 para fiscalizar condições do cronotacógrafo e garantir mais segurança nas estradas

Governador Marcos Rocha pede honestidade e união aos servidores públicos de Rondônia

Abertura do Natal de Luz terá árvore com 30 metros e presépio ao vivo, em frente ao Palácio Rio Madeira


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Anayr Celina
Fotos: Edcarlos Carvalho
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Educação, Governo, Infraestrutura, Rondônia, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo