Teia Estadual deixa legado para a cultura em Rondônia

03 de fevereiro de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

Artistas dividem o palco no encerramento da Teia estadual foto Leandro MoraisA primeira Teia Estadual de Rondônia aconteceu no último final de semana em Porto Velho e reuniu mais de 200 pessoas, entre representantes dos Pontos de Cultura do Estado, artistas, produtores culturais, autoridades do segmento municipal, estadual e nacional além dos amantes da cultura. O evento que trouxe o tema “Teia 2014: Tecendo a cultura em Rondônia” e é considerado um marco na história cultural do Estado, foi realizado pelo Governo da Cooperação por meio da superintendência dos Esportes, da Cultura e do Lazer (Secel) através da coordenação dos Pontos de Cultura de Rondônia. Segundo o coordenador dos Pontos em Rondônia, José Monteiro, essa é uma prática nacional, que acontece anualmente em todos os estados que possuem redes de Pontos de cultura e pela primeira vez é realizada em Rondônia. Monteiro lembrou ainda que o evento foi promovido para trazer novos rumos para a Rede de Pontos no Estado e também para atender uma solicitação do Ministério da Cultura para a escolha dos delegados que representarão a rede Estadual na Teia Nacional prevista para acontecer em maio, no Rio Grande do Norte. Na ocasião, os representantes de Rondônia participarão das discursões que devem redesenhar a estrutura e aplicação dos Pontos de Cultura em todo o Brasil.   Teia Estadual Com a presença das técnicas do Ministério da Cultura, Déborah Lobo e Júlia Furia, representando a secretária da Cidadania e Diversidade Cultural do MinC, Márcia Rollemberg, a Teia Estadual serviu para que os representantes dos Pontos pudessem trocar experiências entre si e tirar dúvidas com relação a prestação de contas, solicitando do Ministério, mais atenção no que diz respeito ao repasse da terceira e última parcela. Durante a Teia também foi apresentado o trabalho dos 30 Pontos do Estado. Resultado da aplicação dos recursos destinados pelo Ministério da Cultura com a contrapartida do Estado de Rondônia, envolvendo os mais diversos segmentos da cultura, como: artesanato, dança, música, teatro, audiovisual, cultura indígena, entre outros. A superintendente da Secel, Eluane Martins, destacou a importância da realização da Teia para o fortalecimento dos Pontos. “A troca de experiências entre os representantes dos Pontos é um dos itens de destaque deste encontro. Ver a satisfação no rosto dos participantes e o reconhecimento da equipe do MinC vale todo o trabalho da nossa equipe que vem acompanhando de perto o crescimento deste projeto que tem levado a população de Rondônia, a oportunidade de explorar e descobrir seus talentos”, declarou. No último dia do encontro, os delegados que representarão a Rede Estadual foram escolhidos por meio de Plenária. São eles: Fernando Rocha, Ruymar Pereira, Ronaldo Farias, Solimara Pereira, Pedro Daniel, Maiara Roberta, Carlos Roneli, Silvio Augusto, Marcia Gomes, Luciano Paixão, José Maria, Luiz Suruí, Ubiratan Suruí, Firmineto Mendes, Viviane de Oliveira, Samir Alemo, Valdete Souza, Alysson Bruno e Leonilso Muniz. Os representantes da rede de Pontos de Cultura de Rondônia terão todas as despesas para essa participação custeadas pelo MinC e pelo Governo da Cooperação. O coordenador dos Pontos e do evento comemorou os resultados. “A Teia foi um marco na Rede dos Pontos de Rondônia, por que pulsou, verdadeiramente, a cultura do Estado, como propôs o tema. Mostrou ainda os valores culturais e a produção de grande valor que temos por aqui“, vibrou Monteiro. Além dos debates, a Teia contou também com a apresentação de artistas de vários segmentos, durante todos os dias.

Texto: Emilli Sousa
Fotos: Leandro Morais