Governo de Rondônia
23/04/2024

Teia Estadual deixa legado para a cultura em Rondônia

03 de fevereiro de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

MG_8404_1024x683A primeira Teia Estadual de Rondônia aconteceu no último final de semana em Porto Velho e reuniu mais de 200 pessoas, entre representantes dos Pontos de Cultura do Estado, artistas, produtores culturais, autoridades do segmento municipal, estadual e nacional além dos amantes da cultura.

O evento que trouxe o tema “Teia 2014: Tecendo a cultura em Rondônia” e é considerado um marco na história cultural do Estado, foi realizado pelo Governo da Cooperação por meio da superintendência dos Esportes, da Cultura e do Lazer (Secel) através da coordenação dos Pontos de Cultura de Rondônia.

Segundo o coordenador dos Pontos em Rondônia, José Monteiro, essa é uma prática nacional, que acontece anualmente em todos os estados que possuem redes de Pontos de cultura e pela primeira vez é realizada em Rondônia.

Monteiro lembrou ainda que o evento foi promovido para trazer novos rumos para a Rede de Pontos no Estado e também para atender uma solicitação do Ministério da Cultura para a escolha dos dez delegados que representarão a rede Estadual na Teia Nacional prevista para acontecer em maio, no Rio Grande do Norte.

Na ocasião, os representantes de Rondônia participarão das discursões que devem redesenhar a estrutura e aplicação dos Pontos de Cultura em todo o Brasil.

Teia Estadual

Com a presença das técnicas do Ministério da Cultura, Déborah Lobo e Júlia Furia, representando a secretária da Cidadania e Diversidade Cultural do MinC, Márcia Rollemberg, a Teia Estadual serviu para que os representantes dos Pontos pudessem trocar experiências entre si e tirar dúvidas com relação a prestação de contas, solicitando do Ministério, mais atenção no que diz respeito ao repasse da terceira e última parcela.

Durante a Teia também foi apresentado o trabalho dos 30 Pontos do Estado. Resultado da aplicação dos recursos destinados pelo Ministério da Cultura com a contrapartida do Estado de Rondônia, envolvendo os mais diversos segmentos da cultura, como: artesanato, dança, música, teatro, audiovisual, cultura indígena, entre outros.

A superintendente da Secel, Eluane Martins, destacou a importância da realização da Teia para o fortalecimento dos Pontos. “A troca de experiências entre os representantes dos Pontos é um dos itens de destaque deste encontro. Ver a satisfação no rosto dos participantes e o reconhecimento da equipe do MinC vale todo o trabalho da nossa equipe que vem acompanhando de perto o crescimento deste projeto que tem levado a população de Rondônia, a oportunidade de explorar e descobrir seus talentos”.

No último dia do encontro, os delegados que representarão a Rede Estadual foram escolhidos por meio de Plenária, e todas as despesas para essa participação serão custeadas pelo MinC e pelo Governo da Cooperação.

“A Teia foi um marco na Rede dos Pontos de Rondônia, por que pulsou, verdadeiramente, a cultura do Estado, como propôs o tema. Mostrou ainda os valores culturais e a produção de grande valor que temos por aqui“, comemorou Monteiro.

Além dos debates, a Teia contou também com a apresentação de artistas de vários segmentos, durante todos os dias.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cultura


Compartilhe


Pular para o conteúdo