AGRONEGÓCIO

Terceira edição da feira Rondônia Rural Show será aberta nesta quarta-feira

20 de maio de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

Governador Confúcio Moura na RR Show de 2013 com o folheto de floresta plantada

Governador Confúcio Moura na RR Show de 2013 com o folheto que incentiva o plantio de florestas

Cerca de 40 mil pessoas são esperadas para a terceira edição da Rondônia Rural Show, em Ji-Paraná, na região central do estado, de 21 a 24 de maio. A feira, que será aberta amanhã (21), a partir das 9 horas da manhã, terá entrada franca todos os dias para o público. Interessados poderão fazer o credenciamento antecipado pelo site www.rondoniaruralshow.ro.gov.br

A feira vem crescendo na movimentação de negócios – foram R$ 186 milhões em 2012 e R$ 294 milhões em 2013. Para este ano, a expectativa é chegar aos R$ 350 milhões.

Uma das maiores feiras de tecnologia e inovação no campo em toda a região norte, a exposição vem ganhando espaço no calendário nacional do setor. “É um evento voltado para a geração de novos negócios e de novas tecnologias no campo”, explica o governador de Rondônia, Confúcio Moura, que já confirmou presença na abertura e, nos dias subsequentes, irá despachar diretamente da feira, como parte do trabalho de governo itinerante pelo interior.

Atrações

Ministro Neri Geller (Aprosoja)

Ministro Neri Geller, da Agricultura  (Aprosoja)

Para a abertura oficial do evento, no parque de exposições de Ji-Paraná, região central do estado, além do governador, estão confirmados: o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Neri Geller; e no dia 23, o ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Miguel Rossetto.

Ministro Miguel Rossetto

Ministro Miguel Rossetto, do Desenvolvimento Agrário (jornalpequeno.com.br)

Nesta terceira edição, o público terá muitas atrações, algumas inéditas em feiras desse nível dentro do estado de Rondônia. Com entrada franca e estacionamento gratuito, as atrações estarão distribuídas nos pavilhões da agroindústria, das instituições e do artesanato. “O foco desse evento é o produtor rural, ele será o grande show desse evento, que é voltado para os negócios e as novas tecnologias. É um evento para a família, em horário comercial, sem venda de bebidas alcoólicas, e com entrada gratuita nos quatro dias da feira”, diz o secretário Evandro Padovani, da Seagri.

Máquinas

Além da exposição de máquinas e equipamentos, exposição de animais, visitação de estandes, realização de palestras técnicas e de seminários, haverá diversas linhas de crédito a juros baixos para o produtor.

Cerca de 300 estandes serão instalados para empresas de todo o estado apresentarem seus produtos, sem custo. Dezenas de agroindústrias familiares também irão marcar presença, apresentando o que de melhor está sendo produzido pelos pequenos agricultores rondonienses.

Entre os atrativos está a “vitrine tecnológica”, proposta para reunir, numa área de 1,5 hectare, as principais culturas agrícolas disponíveis ao produtor, com as mais recentes pesquisas desenvolvidas nesse campo, guiadas através do “caminho da roça”.

Organização

A Rondônia Rural Show é organizada pela Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento e Regularização Fundiária de Rondônia (Seagri), em parceria com a Emater, Sedam, Idaron, Embrapa, Ceplac, Prefeitura de Ji-Paraná, Associação Rural de Rondônia (ARR) e a iniciativa privada.

Também são apoiadores diversas instituições – Sebrae, Simpi, Simpec, Facer, Fecomércio, Faperon, Sistema Fiero, Prefeituras e associações comerciais, Cresol, Fetagro, Sistema OCB e instituições financeiras – Basa, CEF, BB, Sicoob e Banco do Povo. Conta ainda com o apoio do governo federal, através do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e do Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Texto: Sandro André - Assessoria Seagri
Fotos: Decom