Governo de Rondônia
Segunda, 08 de março de 2021

SAÚDE PÚBLICA

Terceira noite da “Operação Decreto” resulta em mais de 20 estabelecimentos de gêneros alimentícios fiscalizados

24 de janeiro de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

Foram fiscalizados 28 estabelecimentos e dois notificados

Para conter a disseminação do coronavírus e evitar aglomerações foi realizada neste sábado (23) mais uma ação da “Operação Decreto”, visando garantir o cumprimento do Decreto nº 25.728, em estabelecimentos de gênero alimentício (supermercados e hipermercados) sobre as normas sanitárias e horário de funcionamento até às 20h para evitar aglomeração e a propagação da Covid-19.

A Operação é uma iniciativa do Governo do Estado de Rondônia, coordenada pela Secretaria de Estado de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) e executada pelo Corpo de Bombeiros Militar (CBM), em parceria com demais órgãos de fiscalização do Estado e Município de Porto Velho. As equipes seguem o cronograma de fiscalização predeterminado pelo comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Gilvander Gregório de Lima. “A Operação é dividida em dois momentos onde as equipes fiscalizam os estabelecimentos comerciais de médio e grande volume de pessoas. No segundo momento são os locais de concentração de pessoas, que são os bares, conveniências e afins”, esclarece.

Na terceira noite da Operação Decreto, 28 estabelecimentos foram fiscalizados pelas equipes e dois notificados. A concentração de pessoas nos estabelecimentos comerciais fora do horário estipulado em decreto é considerada crime contra a Saúde Pública e pode gerar penalidades.

As operações devem continuar durante a vigência do decreto

O secretário da Sesdec, coronel José Hélio Pachá, participou do primeiro momento da Operação. “O objetivo da operação é conter as aglomerações e fiscalizar o cumprimento do decreto e o Corpo de Bombeiros tem feito isso muito bem. Agora podemos contar com os órgãos municipais e esperamos voltar a fase dois o mais rápido possível, mas para isso precisamos que nossa população seja mais consciente”.

O autônomo Rodinei Souza agradeceu ao comandante do Corpo de Bombeiro e ao secretário de Segurança, pelo trabalho que vem realizando para conter o avanço da Covid-19. “A população precisa ter discernimento que está instalada uma crise sanitária e que precisamos ter esse distanciamento social, usar máscaras, álcool em gel e lavar bem as mãos. Estamos vivendo um momento delicado e precisamos que as pessoas sejam mais conscientes”.

Para o soldado da Polícia Militar Gabriel, essa operação objetiva a proteção da sociedade, não somente a segurança, mas a saúde pública. “A Polícia Militar se sente muito honrada nesse trabalho integrado à prevenção e ao combate ao coronavírus para o cumprimento do decreto governamental que tem o intuito da proteção da sociedade”.

A operação contou com a participação de quarenta pessoas que fazem parte das equipes do Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Polícia Civil, Programa de Orientação, Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) e órgãos municipais.

As operações em conjunto devem continuar durante a vigência do decreto. Denúncias de descumprimento do Isolamento Social Restritivo podem ser feitas através do Whastapp (69) 9937-99712 , ou nos números 190, 193 e 197.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Elaine Barbosa
Fotos: Frank Néry
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Empresas, Governo, Legislação, Polícia, Segurança, Serviço, Sociedade


Compartilhe