Governo de Rondônia
28/03/2024

COMÉRCIO

Terceira Rodada de Negócios do Tambaqui de Rondônia supera expectativa dos piscicultores

19 de dezembro de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Evento serviu para a troca de informações sobre o mercado do peixe

Evento serviu para a troca de informações sobre o mercado do peixe

“Com a presença de 12 dos  principais compradores de pescado do Brasil, o resultado não poderia ser outro se não o sucesso das negociações”. Foi o que afirmou um dos piscicultores, Francisco Hidalgo, na 3ª Rodada de Negócios do Tambaqui de Rondônia, que logo nos primeiros 20 minutos vendeu toda a sua produção de 2017: 200 toneladas durante evento realizado sábado (17), em Ariquemes.

Para o piscicultor Oscar Saaveda,  de Trindad, no Departamento de Beni (Bolivia), eventos como a Rodada de Negócios promovida pela administração pública, além de promover intercâmbio entre os piscicultores e empresários e proporcionar novas expectativas de comércio para todos, também reflete positivamente nos outros países, pois  mostra o capricho do governante com o seu estado, a preocupação com o seu povo e o desejo de ser grande, no sentido de driblar a crise, reagindo, investindo no agronegócio, gerando emprego e renda. “Por isso que Rondônia atrai os olhares do mundo inteiro”, destacou Oscar.

O piscicultor, que  buscava  a transferência  tecnológica do melhoramento genético e da  qualidade da água, além do acesso às empresas fornecedoras de insumos e comercialização para a pesca no Beni, disse que realizou as operações comercias  com facilidade.

Governador Confúcio recepcionou comitivas

Governador Confúcio recepcionou comitivas

Segundo Saaveda, em janeiro representantes das empresas na área de tecnologia e sistema de gestão e processo de produção vão a Bolivia. “No Beni, a piscicultura é semi-intensiva  e nós queremos mudar essa realidade buscando tecnologia e exportando a nutrição de Rondônia para produzir mais e com qualidade”, contou o boliviano.

O peruano Cristian Alarcan , além das novidades na área da tecnologia,  também  buscou empresas interessadas em instalar  um frigorífico de peixes em seu País, e conseguiu o primeiro contato com um frigorífico de Ariquemes. Segundo ele, as propriedades rurais são pequenas, porém tem muitos produtores de peixe,  e o frigorífico é fundamental para o avanço da piscicultura no Peru.

O governador Confúcio Moura destacou a importância da realização de feiras para fortalecer o vínculo comercial entre piscicultores e empresários.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Suelly David
Fotos: Bruno Corsino
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Água, Assistência Social, Capacitação, Ecologia, Economia, Evento, Governo, Inclusão Social, Indústria, Meio Ambiente, Piscicultura, Rondônia, Tecnologia, Terceiro Setor, Turismo


Compartilhe


Pular para o conteúdo