MÓDULO DA CAPACITAÇÃO CONTINUADA

Terceiro módulo do Curso de Estágio Básico de Defesa Civil é iniciado em Ariquemes

07 de julho de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

A solenidade de abertura do 3º Módulo da Capacitação Continuada em Defesa Civil: Estágio Básico de Defesa Civil aconteceu em Ariquemes

Na segunda-feira, (5), o Governo de Rondônia oficializou a abertura do 3º Módulo da Capacitação Continuada em Defesa Civil: Estágio Básico de Defesa Civil (Ebadec), em Ariquemes. O curso tem objetivo de incentivar a criação e implantação de Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civis nos municípios de Rondônia.

No primeiro módulo, a equipe da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil – Cedec apresentou os atos legais e roteiro para que o Poder Executivo Municipal implante e efetive a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil – Compdec.

O segundo módulo foi através da plataforma da Escola Virtual do Governo – EVG, sendo disponibilizados os cursos EAD para a utilização do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres – S2ID. O intuito da capacitação é tornar seus usuários aptos a operar o sistema da maneira mais completa e precisa possível, bem como adotar as melhores práticas nos processos de reconhecimento federal e solicitação de recursos para resposta e reconstrução.

Nessa terceira e última etapa, as aulas serão teóricas e práticas para melhor fixação do que foi aprendido em sala de aula. Ainda durante a capacitação, serão realizadas visitas às áreas de riscos do município bem como a inserção de dados no S2ID. A capacitação proporcionará conhecimentos de estratégias conjuntas para o fortalecimento das ações de enfrentamento aos desastres, principalmente, no período de estiagem, onde ocorrem as queimadas que consequentemente podem aumentar o número de casos de pessoas com problemas respiratórios, dificultando as ações de enfrentamento à covid-19.

“A Defesa Civil desenvolve um trabalho importante no nosso Estado. Eu espero que todos os alunos possam ao máximo aproveitar esse aprendizado. Porque sem vocês o trabalho fica muito mais difícil”, afirma o Secretário de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania, José Hélio Cysneiros Pachá.

Participam desta terceira etapa os municípios: Ariquemes, Alto Paraíso, Buritis, Cacaulândia, Campo Novo de Rondônia, Cujubim, Jaru, Machadinho do Oeste, Monte Negro e Rio Crespo.

Entre as autoridades presentes estavam o secretário de Segurança Pública, Defesa e Cidadania, José Hélio Cysneiros Pachá; o deputado estadual Alex Redano, presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia; o Chefe de Estado Maior, coronel Daniele Cristina Lima Ferreira, representando o comandante-geral, coronel BM Nivaldo; o vice-prefeito de Ariquemes, Gabriel Amaral; e representando a Câmara de Vereadores de Ariquemes, o vereador Rodrigo Saulino.

Texto: Isabela Pereira
Fotos: Daniel Garcia