Terceiro Setor em sintonia com o Poder Público

30 de abril de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

A facilidade nas etapas de credenciamento de entidades do Terceiro Setor no Sistema Integrado de Parceria (Sispar) do Estado permite agilidade no processo de desenvolvimento de políticas públicas voltadas aos diversos segmentos. Na ferramenta, as informações e histórico de cada organização são armazenados em uma espécie de banco de dados, dispensando a solicitação das mesmas informações a cada início de convênios e parcerias com órgãos estaduais.

site01

Segundo o gerente de Fomento ao Terceiro Setor da Seae, Aroldo Vasconcelos, o credenciamento no Sispar é o primeiro passo para que as entidades possam contar com apoio do Estado na realização de suas ações. “O sistema melhora o relacionamento entre entidades e secretarias, além de desburocratizar o repasse de recursos públicos e acompanhamento das atividades”, ressaltou.

Outra vantagem da ferramenta apontada pelo gerente é a economia de tempo e recursos. “Imagina o que uma liderança gasta todas as vezes que precisa iniciar um processo de captação de recursos, por exemplo, e precisa apresentar as mesmas cópias de documentos, ir e vir a vários locais, entre outros. Com o credenciamento, o Estado emite um certificado à organização, que substitui esse calhamaço de documentos”, frisou o gerente, lembrando também que o registro da entidade cadastrada é repassado a todos os órgãos estaduais.

Facilidades

O presidente da Associação dos Criadores Rurais de Vale do Paraíso, Elizeu Camatta, foi a primeira liderança de entidade do Terceiro Setor a efetivar credenciamento no Sispar. Ele destaca a simplicidade e facilidade para se cadastrar. “Nossa associação não teve nenhuma dificuldade na consolidação do cadastro”. Isso demonstra a sensibilidade do Governo com nosso setor. “Vejo o Sistema como uma carteira de identidade das associações”, destacou.

Avaliamos o desenvolvimento do sistema como algo importante para as associações. As entidades que estiverem organizadas, ou seja, credenciadas no Sispar não terão problemas na tramitação de seus processos em qualquer secretaria. Elizeu destacou também a orientação recebida pela equipe do Estado para apresentação dos documentos. “Desde o primeiro momento fomos assessorados em nossa região. Através da secretaria regional de Ouro Preto do Oeste, não foi preciso nos deslocar até a capital”, lembrou.

A coordenação do programa de fomento ao terceiro setor está instalada na Seae  e é responsável pelo credenciamento, titulação e acompanhamento dos repasses financeiros, inclusive de emendas parlamentares.

Ao todo, 287 entidades já fizeram solicitação de cadastramento ​pelo site do sistema Sispar (www.sispar.sistemas.ro.gov). Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com Gerência de Fomento ao Terceiro Setor (GETS), através do telefone (69) 3216-​51 22.

Texto: Texto: Jane Carla

Governo, Terceiro Setor