Governo de Rondônia
19/03/2024

OPORTUNIDADE

Terminam sábado inscrições para cursos gratuitos em 42 localidades de Rondônia com foco na empregabilidade

13 de julho de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Para dar condições de empregabilidade a jovens e adultos com alguma necessidade especial, seja financeira, física ou privados de liberdade, o governo estadual iniciará no mês de agosto uma série de cursos profissionalizantes gratuitos, que fazem parte do programa Capacita Rondônia, coordenado pelo Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep). De acordo Adir Josefa, que preside o Idep, inicialmente os cursos serão realizados em 42 localidades do estado, entre sedes de municípios e distritos, atendendo a uma demanda predeterminada por entidades e instituições, como escolas, o Sistema Nacional de Emprego (Sine) e associações comerciais. As inscrições estão abertas até o próximo sábado (15) no site do Idep. A partir de 2018 haverá expansão para os 52 municípios rondonienses.

Adir explicou que ao todos são 8.300 vagas entre os cursos técnicos e de Formação Inicial e Continuada (FIC) nas áreas industrial, comercial, de serviços e rural, que têm como foco não só a garantia de um emprego, mas também capacitar os participantes para o empreendedorismo. O público alvo são alunos do ensino médio, da educação de jovens e adultos e a comunidade em geral indicados por escolas, igrejas, associações e outras entidades; ou que se inscreveram no site do Idep, criado especialmente para divulgar o Capacita Rondônia.

Os recursos disponibilizados para o programa, da ordem de R$ 9,740 milhões, segundo Adir, são oriundos do Fundo Estadual de Erradicação e de Combate à Pobreza (Fecoep), cuja execução pelo Idep faz parte de um termo de colaboração. Gerido pela Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), o Fecoep foi criado pela Lei Complementar nº 842, de 27 de novembro de 2015 e regulamentado pelo Decreto nº 21.881, de 19 de abril deste ano. Já o Idep, criado em dezembro de 2016, por meio da Lei Complementar 908, é uma autarquia vinculada à Secretaria de Estado da Educação (Seduc), dotada de autonomia administrativa, pedagógica, disciplinar, financeira, orçamentária e patrimonial, gestora da política de educação profissional do estado.

Adir explica que são mais de 8 mil vagas entre os cursos técnicos e de Formação Inicial e Continuada (FIC)

“Os cursos são voltados à ampliação do conhecimento e também à reconversão profissional, que visa dar uma qualificação diferente da já possuída para exercer uma nova atividade profissional, que pode ser uma formação profissional de base, seguida de especialização”, disse a presidente do Idep, citando como exemplo um pedreiro que quer se tornar eletricista.

Atualmente, segundo ela, há 4.379 pré-inscrições e 1.074 matrículas confirmadas para 494 turmas que serão formadas para os mais de 300 cursos. Para a região de Porto Velho, por exemplo, que inclui os distritos, há 560; Alta Floresta (17), Rolim de Moura (220), Cacoal (415), Machadinho do Oeste (285) e Ji-Paraná, só para a sede (120).

Os cursos são de corte e costura, operador de guindaste, carpinteiro, instalador predial, recepção de hotéis, fabricação de biscoitos, semijóias, bombeiro hidráulico, entre outros de curta duração. “Entre os exemplos de incentivo ao empreendedorismo estão os cursos de corte e costura, fabricação de biscoito, semijóias, bombeiro hidráulico e eletricista, que podem trabalhar como empregados ou autônomos”, apontou Adir, observando que os cursos têm uma cadeira com 40 horas sobre empreendedorismo, onde irão aprender a buscar informações sobre abertura de empresas junto ao Serviço Brasileiro de Apoio às Pequenas e Microempresas (Sebrae) ou linhas de financiamento no Banco do Povo. “Em Guajará-Mirim, temos uma demanda que pretende trabalhar com o aproveitamento de resíduos de fritura para a fabricação de sabão, detergente e outros produtos”, citou.

Com mais de quatro mil pré-matrículas, para Adir Josefa, por abranger toda a comunidade, o Capacita Rondônia é uma iniciativa do governo estadual que está dando certo mesmo ainda com pouca divulgação, superando o antigo Programa de Educação Profissional (Proep), que no ano passado contabilizou apenas 117 inscrições.

Confira aqui a relação dos cursos oferecidos. interessados podem acessar a lista de cursos no link: Clique Aqui


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Veronilda Lima
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Assistência Social, Capacitação, Cursos, Distritos, Economia, Educação, Empresas, Governo, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo