Tecnologia da Informação e Comunicação - Termo de cooperação garante transferência de tecnologia sem custos para Rondônia - Governo do Estado de Rondônia
Governo de Rondônia
Segunda, 20 de agosto de 2018

ECONOMIA

Termo de cooperação garante transferência de tecnologia sem custos para Rondônia

11 de maio de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Transformar a gestão pública através da modernização dos conceitos de trabalho é um dos alicerces de atuação da Diretoria Executiva de Tecnologia da Informação e Comunicação (Detic). Ao participar do Termo de Cooperação Técnica, assinado entre os afiliados da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep), a Detic está recebendo e compartilhando conhecimento e boas iniciativas com os principais órgãos da área de tecnologia do Brasil.

O termo de cooperação foi assinado durante o encontro nacional dos representantes estaduais de TI, realizado nos dias 5 e 6 deste mês, em Recife (PE). A Reunião Ordinária do Conselho de Associadas (Roca), promovido pela Abep, reuniu os presidentes, diretores e gestores de TI pública de 26 estados, que assinaram o termo.

Segundo Ronaldo Sawada, diretor executivo da Detic, ligada à Superintendência Estadual de Assuntos Estratégicos (Seae), o encontro detalhou os pontos do termo que norteará a cooperação técnica entre os membros. “A partir da assinatura, os membros da Abep terão amparo legal para estabelecerem a cooperação e troca de informações tecnológicas entre si”, disse.

Sawada explicou que um dos principais avanços conquistados é a customização, em conjunto com outros estados, de sistemas de gestão utilizados na administração pública. “O e-Estado está em fase de implantação, e a partir dele vamos concentrar, em um só sistema, todas as informações de recursos humanos dos nossos servidores do estado”, informou.

Como exemplo, o auxílio do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro (Proderj), na compreensão do módulo de gerenciamento do perfil das unidades governamentais. Esse auxílio possibilitou a economia de 150 pontos de função, que correspondem a R$ 55 mil, como também eliminou a possibilidade de atraso de 60 dias na implantação do projeto.

Outro exemplo é a ajuda da Prodepa, órgão de TI do Pará, criador e desenvolvedor do sistema de processo eletrônico que será disponibilizado no portal de software público nacional. Através dessa parceria, a Detic está customizando, também sem custos, o sistema de processos em Rondônia, e auxiliando a Prodepa na customização do sistema.

A Abep é uma associação cooperativa que atua promovendo a transferência de tecnologia entre os associados. Rondônia, atualmente, não está no mesmo estágio de desenvolvimento tecnológico dos estados de sul e sudeste. Porém, a iniciativa de compartilhar soluções, aproveitar experiências de sucesso e insucesso com os parceiros mais avançados nessa área, são de suma importância para o fortalecimento da tecnologia do estado.


Fonte
Texto: DETIC
Fotos: Assessoria Abep
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Convênios, Economia, Evento, Infraestrutura, Interno, Servidores, Tecnologia


Compartilhe