EDUCAÇÃO

Termo de Cooperação Técnica é firmado para resgatar civismo e memória de Rondônia

06 de junho de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Secretário da educação, Suamy Vivecananda assina Termo de Cooperação

Ocorreu na manhã desta quarta-feira (5), a assinatura do Termo de Cooperação Técnica firmando entre o Ministério da Defesa, Exército Brasileiro 17ª Brigada de Infantaria de Selva, Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e Superintendência Estadual de Turismo (Setur), com o objetivo de promover palestras sobre cidadania, hora cívica nas escolas, visita ao Memorial Rondon e apresentação da banda de música nas escolas da rede pública de Porto Velho e adjacências.

A assinatura ocorreu em dois momentos. Primeiramente no Memorial Rondon e Jorge Teixeira e, após, na Escola Major Guapindaia, onde foi apresentado aos alunos, bem como o Projeto Turismo Educativo.

Pelo Termo de Cooperação Técnica caberá a Setur e Seduc a mobilização dos estudantes da rede pública de ensino e ao Exército o transporte até o Memorial, além de promover as palestras e apresentação da banda de música.

No evento de apresentação do convênio, que já havia sido firmado momentos antes no Memorial Rondon, o major Fábio da Paixão Pinheiro (Maj. Paixão), representando o general Leal, reafirmou o compromisso do resgate do civismo e história de Rondônia.

Um dos objetivos do projeto é estimular o civismo nas escolas

O Secretário de Estado da Educação, Suamy Vivecananda, disse que esta é uma ação governamental, cujo governador Marcos Rocha direciona o governo para a paz e a ordem e ao crescimento dos estudantes e da sociedade rondoniense.

Rondônia precisa ser conhecida por seus filhos, seus habitantes. Suamy frisou que o estudo das disciplinas de História e Geografia regional serão reforçadas, pois em breve será promulgada lei que torna obrigatório em qualquer concurso na esfera estadual e municipal, a ter questões de história e geografia de Rondônia para proteger seus habitantes.

Anunciou também a negociação com a Unir para a reserva de vagas nos cursos de medicina e engenharia para quem estudou nas escolas públicas de ensino fundamental e médio. Esperamos que daqui pra frente Rondônia possa realmente se orgulhar de ser um Estado ordeiro e promissor. O que estamos começando agora é uma ação que vai massificar.

O superintendente de Turismo, Gilvan Pereira Junior, destacou a área de turismo como área promissora para a geração de empregos e que irá movimentar a economia do Estado.

Desta forma apresentou as ações que serão desenvolvidas em todo Estado e, em especial ao Projeto Turismo Educativo, sentimento de pertencimento, o papel fundamental do turismo em Rondônia.

Texto: Geovani Berno
Fotos: Chapinha Paes