26/04/2024

MUNICÍPIOS

Termos de Fomento para aquisição de Entreposto de ovos em Cacoal e construção de Viveiro Comunitário em Ouro Preto são assinados

29 de maio de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

Aumento da produção e qualidade de ovos na região de Cacoal e o uso diversificado de mudas de cacaueiro, frutíferas e essências florestais no município de Ouro Preto do Oeste serão os principais resultados dos Termos de Fomentos assinados pelo governador Daniel Pereira, na abertura da 7ª edição do Rondônia Rural Show, na última quarta-feira (23), em Ji-Paraná.

Para fortalecimento da produção de ovos, foram assinados dois termos destinando recursos no valor de R$ 303 mil, cada um, para aquisição dos equipamentos para entrepostos de ovos da Associação Arístides Fonseca (AARIFO), localizado na linha 10, e Associação de Produtores Rurais (APR3), localizado na linha 3, no município de Cacoal. Fruto da parceria entre Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog) e Superintendência de Desenvolvimento Econômico e infraestrutura (Sedi), com recursos do Fundo de Investimento e de Desenvolvimento Industrial do Estado de Rondônia (Fider), a aquisição dos equipamentos vai impulsionar um setor que tem se destacado na região. “A produção diária de ovos na região chega a 100 mil por dia. Trabalhamos na identificação desta potencialidade que antes passava despercebida e a partir disso fizemos levantamentos socioeconômicos e trabalhamos em parceria para busca de recursos, então esta assinatura representa uma grande vitória tanto para o setor produtivo quanto para a equipe do governo do estado”, destacou o secretário executivo regional de Cacoal, Charles Pereira.

Já para região de Ouro Preto, o termo assinado destina recursos no valor de R$ 102 mil para construir um viveiro de mudas de cacaueiro, frutíferas e essências florestais. A secretária regional de Ouro Preto, Maria Araujo, explicou que a iniciativa do governo do estado, por meio da Sepog e parceiros, tem, entre outros objetivos, incrementar a produção e renda agrícola, contribuindo também na recuperação florestal, fortalecimento das estruturas cooperativas e melhoria da qualidade de vida e inclusão social das famílias da região. “O projeto atenderá famílias dos assentamentos Margarida Alves e Palmares, no município de Nova União, e o assentamento Padre Ezequiel, no município de Mirante da Serra, além de cooperados da Cooperativa Mista de Extrativismo Agricultura Familiar Ecologismo e Prestação de Serviços”, explicou.

O governador parabenizou as equipes envolvidas nos projetos que visam atender a potencialidade produtiva dos municípios. “Destaco o trabalho do então secretário George Braga e agora do secretário titular Pedro Pimentel no comando da gestão da Sepog, que conseguiram colocar a pasta engajada nos projetos de desenvolvimento regional”, destacou.

O secretário da Sepog, Pedro Pimentel, disse que são projetos como estes e o trabalho em parceria que impulsionam o desenvolvimento das regiões e consequentemente sustentam o estado.

A partir de agora, as associações beneficiadas com os recursos vão trabalhar em parceria com a Sedi, nos processos necessários para concretização dos projetos.

Texto: Jane Carla
Fotos: Colaboradores