Governo de Rondônia
20/04/2024

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA

Título Já avança em Vilhena e mais de cem cadastros são abertos em duas semanas

02 de março de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

No dia 16 de fevereiro deste ano, o município de Vilhena, distante a 706,8 km de Porto Velho, foi contemplado com o programa estadual de regularização fundiária urbana Título Já. Em menos de 14 dias a Secretaria Municipal de Terras (Semter) abriu mais de cem cadastros de propensos beneficiários do programa social do estado realizado em parceria com as prefeituras.

De acordo com a superintendente Estadual de Patrimônio e Regularização Fundiária (Sepat), Iaf Azamor, em Vilhena o programa Título Já vai documentar gratuitamente 5178 imóveis dos moradores de 11 setores. “As equipes da Sepat, juntamente com a equipe do município, estão trabalhando para entregar título urbano no final deste mês”, comentou Iaf.

Mariely Shirlei Ramalho (blusa branca) será uma das beneficiadas pelo Título Já

A superintendente disse ainda que esta semana duas equipes técnicas estão percorrendo os municípios de Mirante da Serra, Vale do Paraiso, Urupá, Espigão do Oeste, Pimenta Bueno, Cerejeiras, Vilhena e Chupinguaia em prol da regularização fundiária urbana no estado.

O secretario da Semter, Daniel Machado, disse que a regularização dos lotes vai movimentar o mercado imobiliário em Vilhena e aquecer a economia local. “Com o documento em mãos, o beneficiário do programa Título Já consegue financiamentos para construir ou reformar a sua casa e com isso o município também aumenta a arrecadação”, explicou Daniel.

Em Vilhena, os moradores dos bairros contemplados são: Moriá, 9, 9A, 13, 15, 17, 18, 19, 27, 29 e 35. Os cadastros das famílias estão sendo realizados na sede da Semter.

“Esse programa vai me dar a segurança jurídica onde posso falar aliviada que sou dona de fato e de direito do lote onde moro a mais de sete anos”, disse Mariely Shirlei Monteiro Ramalho, de 25 anos, moradora na Rua 713, Nº 1383, Setor 15, bairro Cristo Rei.

O Título Já é o maior programa de regularização fundiária urbana realizado em Rondônia. A meta é documentar 70 mil imóveis. É uma iniciativa do governo estadual em parceria com a prefeitura, Assembleia Legislativa, Tribunal de Justiça e Associação dos Notários e Registradores do Estado de Rondônia (Anoreg).

O título definitivo do imóvel registrado em cartório é gratuita às famílias que se enquadrarem nos critérios do programa, dentre eles, não ter renda familiar superior a cinco salários mínimos. O custo de uma escritura pública fora do programa Título Já em Vilhena oscila entre R$ 1.000,00 e R$ 1.800,00.

Leia mais:
Iniciada segunda fase do programa Título Já em oito municípios de Rondônia
Programa Título Já vai beneficiar moradores de 11 bairros de Vilhena com 5178 escrituras públicas


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Marcelo Gladson
Fotos: Marcelo Gladson
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Assistência Social, Governo, Habitação, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo