Governo de Rondônia
29/03/2024

TERRAS URBANAS

Mil moradores recebem títulos urbanos em Santa Luzia d’Oeste

08 de janeiro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

santaluzia

“Foi um presente”, diz Maria da Conceição

Dona Maria da Conceição Gomes, 59 anos,  divorciada e mãe de dois filhos, moradora na Rua 7 de Setembro, nº 2169 em Santa Luzia d’Oeste (8,8 mil habitantes) é uma das mil chefes de família beneficiadas com o título do terreno da casa própria que o Governo do Estado entrega desde 2011.

Ela esperou 30 anos para obter o documento definitivo do terreno onde foi construída sua modesta casa de madeira. Ela simboliza a alegria de aproximadamente mil beneficiados, somente nesse município da Zona da Mata, a 498 km da capital, Porto Velho.

“Eu me sinto recompensada, dou graças a Deus e ao Governo do Estado. Enxergaram a nossa necessidade. Eu recebi um presente”, ela comentou feliz com o documento. “Me deram esse presente, e a gente precisa tanto desse documento”, acrescentou.

O Programa Título Já contemplou mais de 30 mil famílias em todo o estado. Trata-se do maior programa de regularização fundiária. Em Santa Luzia, cerca de mil títulos legalizaram definitivamente as propriedades urbanas e rurais, possibilitando-lhes, entre outros recursos, o direito a financiamentos junto a instituições bancárias para melhorias nas moradias.

santaluzia1

Asfalto urbano e rural impulsiona Santa Luzia d’Oeste

 

Outro alento para  o município foi o asfaltamento urbano  feito durante o primeiro mandato do governador Confúcio Moura – cerca de seis quilômetros. Esse serviço foi executado paralelamente a outras obras que melhoraram sobremaneira o aspecto urbano e rural do município, favorecendo a economia local.

Para o prefeito Jurandir Oliveira (PMDB), a pavimentação asfáltica é essencial  na atual  fase de desenvolvimento da malha viária do município.  ” O trabalho executado pelo Governo do Estado, possibilitou o bom tráfego  de veículos na cidade e por estradas coletoras e vicinais”, ele destacou.

Nessas estradas foram feitas obras  estruturantes como pontes, pontilhões e bueiros , que possibilitaram a melhoria do fluxo do escoamento da produção agrícola, principalmente durante o período chuvoso. Em Santa Luzia são produzidos grãos, peixe, carne, leite e derivados.

Jurandir Oliveira informou que tem diversos projetos para 2015 e que irá levá-los ao governador Confúcio Moura para formalizar novas parcerias. “Posso comemorar os compromissos firmados pelo governo, todos eles cumpridos”, assinalou.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Cleuber Pereira e Aristides Araújo
Fotos: Aristides Araújo
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Água, Capacitação, Distritos, Economia, Educação, Governo, Habitação, Inclusão Social, Infraestrutura, Justiça


Compartilhe


Pular para o conteúdo