Governo de Rondônia
29/03/2024

GESTÃO PÚBLICA

Transparência e democracia em processo de seleção são destacados por candidatos aprovados para cargos comissionados

21 de março de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Seis do total de oito selecionados para ocupar funções de gerência e direção no governo de Rondônia foram recebidos na manhã desta terça-feira (21) pelo governador Confúcio Moura e vice-governador Daniel Pereira, oportunidade em que o governador manifestou a convicção de que o modelo inédito no Brasil  de contratação de profissionais para o exercício de cargos de confiança, os chamados CDS (Cargos de Direção Superior), referência 9 a 14, vai continuar.

“Esse modelo por certo vai continuar. Estamos inaugurando uma nova fase na gestão pública com vocês, e a nossa expectativa é a melhor possível. Desejo sucesso a todos e que possam se sentir bem no exercício de suas novas funções”, disse Confúcio Moura, após relatar que a experiência adotada pelo governo de Rondônia surgiu após um encontro de governadores que fazem parte do Consórcio Brasil Central (CBC) em Tocantins, no ano passado, quando ele conheceu o trabalho da Agenda Brasil  do Futuro.

 

Profissionais selecionados participaram de audiência com o governador Confúcio Moura, o vice-governador Daniel Pereira e as secretarias Rosana Vieira e Helena

Profissionais selecionados participaram de audiência com o governador Confúcio Moura, o vice-governador Daniel Pereira e as secretarias Rosana Vieira e Helena Bezerra

 

Após o trabalho de um ano, no qual se envolveram a Superintendência de Gestão de Pessoas (Segep), Superintendência de Assuntos Estratégicos (Seae), Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), Controladoria Geral do Estado (CGE) e Secretaria de Finanças (Sefin), uma modelagem para recrutamento e seleção dos profissionais foi colocada em prática, tão logo editado o decreto nº 21.572, de 9 de janeiro deste ano.

Segundo a superintendente de Gestão de Pessoas, Helena Bezerra, 6.333  pessoas concorreram para todos os cargos disponíveis, sendo um dos mais disputados, com 800 candidatos, o de gerente do Departamento Administrativo e Financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa de Rondônia (Fapero).

A transparência e democracia do processo de seleção foram ressaltadas pelos candidatos selecionados. “O que me impressionou foi a transparência do processo, e o nível de democracia em todas as etapas. Foi muito importante essa experiência. O governo está de parabéns”, declarou Liliana Cláudia Oliveira Vieira, especialista em educação, que irá atuar em gerência na Superintendência de Esportes, Juventude, Cultura e Lazer (Sejucel).

“Esse formato de seleção, amplamente transparente, utilizando-se da Internet, mostrou um trabalho feito com muito respeito ao que é público por parte do governador. Na minha área, para a Fapero, foram muitos candidatos, e ficar em primeiro lugar foi muito bom. Mostra que estou no caminho correto, mostra que com estudo e dedicação a gente consegue um objetivo”, disse Luiz Felipe Santos da Silva, de 29 anos, que já começou suas atividades na Fapero. Ele exercia a função de contador das áreas da saúde e assistência social da prefeitura de Governador Jorge Teixeira.

Servidor concursado do estado desde 2012, Ailton Wanderley de Andrade já começou suas atividades na Gerência de Patrimônio da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), oportunidade que lhe oferece remuneração superior. Ele identificou no processo transparência total. “Todos sabiam do que estava acontecendo rapidamente, a nota que cada um havia tirado”. Segundo ele, até mesmo os candidatos não selecionados aprovaram o Banco de Talentos em razão “da ausência de obscuridade”.

A seleção foi composta por três fases. A primeira delas foi a análise de currículo e das condições oferecidas pelo candidato de acordo com requisitos mínimos para o cargo solicitados pelo gestor demandante da vaga. Depois, classificado na prévia habilitação, o candidato foi entrevistado pelo Comitê de Seleção de Cargos de Direção Superior (Comsecad), composto por membros nomeados pelo governador. Ao final, foi formada uma lista tríplice com os três melhores nomes e encaminhada ao gestor da pasta que solicitou a vaga, para sua escolha.

“Achei ótima a seleção. A iniciativa de colocar o processo seletivo para preencher vagas é muito boa. Além da transparência, tem a agilidade e é uma forma de trazer profissionais mais técnicos. Acredito que manter isso será muito bom para o estado”, disse a engenheira ambiental Laline Garcia Gomes, de 29 anos, já nomeada para o cargo de diretora de Normatização e Fiscalização da Agencia de Regulação de Rondônia (Agero). Ela concorreu com 180 pessoas.

A superintendente Helen Bezerra acredita que o governo de Rondônia firmou um modelo de seleção para cargos de confiança. “Foi um projeto que deu certo, ficamos um ano estudando, levamos em conta especificidades nossas, concluindo por uma modelagem que alcançou níveis muito bons. Conseguimos vencer nossas preocupações, como por exemplo, como deveríamos pontuar pessoas com doutorado e pós-doutorado que concorressem às vagas oferecidas”, disse.

Segundo ela, os gestores têm a agora, à sua disposição, um banco de recursos humanos qualificado.

O vice-governador Daniel Pereira parabenizou os profissionais selecionados manifestando a confiança de que esse passo dado pelo governo do estado para qualificar seu quadro de recursos humanos, promovendo seleção pública ao invés da indicação política, demonstra mudança de verdade e “preocupação com uma gestão conduzida por bons profissionais”.

Do encontro participou também a superintendente de Assuntos Estratégicos, Rosana Cristina Vieira.

Além dos profissionais citados, foram selecionados Anderson Assunção, para atuar na Superintendência de Segurança Pública, Defesa e Cidadania (Sesdec); Paulo Ricardo de Moura Borges, para o Departamento de Estradas de Rodagem (DER); Ariane Cardoso de Oliveira, para a Secretaria de Justiça (Sejus); e Márcio Nobre do Nascimento, para a Controladoria Interna da Superintendência de Assuntos Estratégicos (Seae), que também parabenizaram o governador Confúcio pela iniciativa.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Mara Paraguassu
Fotos: Bruno Corsino
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Concursos, Governo, Legislação, Rondônia, Serviço, Servidores


Compartilhe


Pular para o conteúdo