26/04/2024

EDUCAÇÃO

“Tratar o aluno com afeto é necessário para a formação de bons cidadãos”, destaca palestrante

22 de fevereiro de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

Luis Antônio Gomes é preletor da Seicho No Ie e desenvolve trabalho voluntário em prol da educação, por todo o Brasil

Diretores e professores das escolas estaduais de Cacoal estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira (21), em um palestra que oportunizou diversos momentos de reflexão em relação a formação do aluno enquanto cidadão.

Através de uma ação voluntária da Seicho No Ie, o educador Luis Antônio Gomes ministrou a palestra “Praticas Pedagógicas Reflexivas”, no auditório da Cemaderon. Dentro de sua filosofia, a Seicho-No-Ie desenvolve diversas ações voltadas ao bem da coletividade, sempre enaltecendo que é através de atos, palavras e pensamentos que se torna possível fazer do mundo um lugar melhor.

“Esta foi uma palestra com muita sensibilidade, algo que precisa ser trabalhado em nós e por nós educadores. Com certeza nos fará refletir sobre diversos pontos das nossas vidas enquanto profissionais e cidadãos”, destacou a coordenadora regional de Educação de Cacoal, Marlene Ceconi.

Após anos nas salas de aula em Florianópolis e em São Paulo, tanto na rede particular como pública, e ainda ocupando cargos administrativos na Secretaria Estadual de Educação de São Paulo, atualmente Luis Antônio Gomes tem se dedicado exclusivamente às ações da Seicho No Ie voltadas à educação, por todo o Brasil.

“Em nossa caminhada na educação, observamos a importância do afeto. A escola trabalha em parceria com a comunidade. A responsabilidade maior sobre a formação do ser humano é dos pais, mas a escola não pode se omitir de contribuir com a formação do cidadão. Se o aluno não é tratado com respeito e afeto pelos educadores, não podemos exigir que eles retribuam desta forma. Temos um papel fundamental na formação do cidadão”, destacou Luis Antônio Gomes.

Texto: Giliane Perin
Fotos: Giliane Perin