Treinamento sobre Projeto Integrar anima participantes

07 de maio de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

O fim da burocracia e a agilidade na abertura de empresas foram os pontos altos do treinamento, segundo os participantes

A vice-presidente da Junta Comercial do Estado de Rondônia [Jucer], Sílvia Oriani, classificou como positiva a participação de contadores da região central do estado sobre o treinamento para a implantação do Projeto Integrar. Ao final do evento, os profissionais da contabilidade também manifestaram satisfação.

Élvio Mário de Pádua (1)

O Projeto Integrar visa a desburocratização e simplifica o processo de abertura de empresas em Rondônia por meio de sistema de informática a ser implantado nos escritórios de contabilidade e órgãos públicos municipais e estaduais ligados ao assunto, além, claro, da Junta Comercial.

O modelo que está sendo implantado em Rondônia é uma cópia fiel do bem sucedido programa em funcionamento e desenvolvido em Minas Gerais. “O sistema é simples, porém bastante funcional e atende a realidade de Rondônia”, disse o palestrante Élvio Mário de Pádua, o técnico do Departamento de Registro Empresarial e Integração [DREI] da Junta Comercial Mineira.

O sistema de informática, segundo Élvio de Pádua, foi cedido a Rondônia e vai eliminar de vez o uso desenfreado de papel na abertura de contas. Todo o procedimento deverá ser feito eletronicamente ao final da implantação, prevista para o final de julho deste ano.

“Além de desburocratizar, o sistema também é ágil. Dentro de dois, três dias um contador consegue abrir uma empresa sem deixar de atender aos trâmites de qualquer órgão público”, afirmou o técnico mineiro, referindo às inscrições da nova empresa junto ao Corpo de Bombeiros, Receita Federal, Secretarias de finanças municipal e estadual, órgãos de saúde, Jucer, etc..

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Rondônia [Sebrae/RO] também participa e incentiva a implantação do projeto Integrar. “O sistema facilita a abertura das empresas. Atualmente este processo é demorado e pode chegar até 30 dias para a constituição formal de uma empresa”, disse Sebastião Oliveira, analista do Sebrae, que também acompanhou o treinamento que envolveu contadores de várias cidades da região central e do eixo da rodovia BR-429.

jipa- curso

“Correspondeu nossas expectativas e os contadores deixam este treinamento satisfeitos com a esta inovação tecnológica que chega em bom momento em Rondônia”, disse Sílvia Oriani, ao final da capacitação realizada no auditório da 3ª Ciretran em Ji-Paraná.

Cleonice Martins Silva integra a equipe técnica do escritório do esposo em Ouro Preto do Oeste e cursa a faculdade de Ciências Contábeis. Ela é uma das participantes do treinamento que deixou a capacitação bem animada. “Este ‘Projeto Integrar’ facilita a vida da gente em todos os sentidos. Só o fim da burocracia e a economia em papéis já valem a pena investir no programa”, disse.

Texto: Paulo Sérgio - Assessoria da Regional de Ji-Paraná
Fotos: Paulo Sérgio