Governo de Rondônia
Segunda, 27 de maio de 2019

ASSISTÊNCIA

Tudo Aqui do Porto Velho Shopping realiza mais de 2.500 atendimentos em um mês, com emissão de 805 identidades

07 de maio de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

O atendimento é distribuído em 20 guichês de acordo com serviço necessário

A unidade do Tudo Aqui do Porto Velho Shopping fechou o primeiro mês de serviço no local com o total de 2.550 atendimentos, distribuídos em 20 guichês. Os órgãos presentes na unidade são Eletrobras, Caerd, Sefin, Detran, Procon, Balcão Multi Serviços, DER com emissão de passe livre para idosos, e TRE com ação que vai até o dia 9 próximo, fazendo recadastramento e emissão de novos títulos de eleitor.

Segundo o gerente das unidades da 7 de Setembro e do shopping, Cleber Filho, a média de atendimento ainda é baixa por se tratar de uma novidade para a população. “Nós estamos trabalhando com a divulgação também nas redes sociais, e quem já utilizou o atendimento está fazendo o conhecido ‘de boca em boca’, e a busca pelo serviço tem aumentado gradativamente”, diz.

Atualmente, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), está atendendo com três guichês, mas a gerência adianta que vai reduzir quantidade para o órgão tão logo inicie o período que antecede às eleições. “A demanda maior de atendimento deles no Tudo Aqui é agora, depois não pode. Então vamos destinar os outros dois guichês para outro serviço”, explica. “O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) ocuparia essa vaga, mas conforme fomos informados, eles estão pleiteando um espaço no shopping fora do Tudo Aqui para levar toda a logística deles com a emissão das carteiras de trabalho”, completa.

Cleber Filho esclarece que, em contrapartida, o Serviço Nacional de Emprego (Sine), vinculado a Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social (Seas), está sendo contatado para ser instalado no Tudo Aqui PVH Shopping. “A vantagem é que o Sine tem parceria com o MTE para a emissão das carteiras de trabalho, mas está aguardando uma autorização da superintendência em Brasília. A Sefin e a Caerd ainda não estão em funcionamento por falta de servidores para o atendimento, mas os dois órgãos estão providenciando”, afirma.

A maior procura da população é para a emissão da Carteira de Identidade. Apenas no primeiro mês, foram emitidos 805 documentos. Na unidade é possível dar entrada na solicitação, com os documentos necessários, e a retirada é realizada na unidade da avenida 7 de Setembro, cinco dias úteis após o pedido. Para a primeira via, gratuita, é necessário apresentar certidão de nascimento ou casamento original, duas fotos 3/4 atuais e com fundo branco, comprovante de residência e CPF. Para a segunda via do documento, que deve ser feita após 10 anos da primeira, a taxa a ser paga é de 97,81, e a documentação para emissão é a mesma. Em caso de roubo ou furto, o solicitante deve apresentar o boletim de ocorrência do crime para ficar isento do pagamento.

O gerente explica que o agendamento de atendimento para a unidade do shopping pelo site do Tudo Aqui não está funcionado, apenas para a da avenida 7 de Setembro, mas há não necessidade de fila na porta do shopping antes do horário de abertura do empreendimento, às 10h. O Tudo Aqui instalado no local atende até às 22 horas, e quem chegar antes do horário de fechamento poderá retirar a senha para o atendimento normalmente. “Temos o Balcão Multi Serviços que ainda direciona automaticamente aqueles que precisam de mais um serviço. Não tem porque se adiantar ao horário de abertura do shopping”.

De segunda a sábado, o Tudo Aqui está aberto, das 10h às 22h, e aos domingos o horário é das 14h às 20h.


Fonte
Texto: Vanessa Farias
Fotos: Jeferson Mota
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Assistência Social, Governo, Rondônia, Serviço, Sociedade


Compartilhe