Segunda, 27 de maio de 2019

ASSISTÊNCIA

Tudo Aqui do Porto Velho Shopping realiza mais de 2.500 atendimentos em um mês, com emissão de 805 identidades

07 de maio de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

O atendimento é distribuído em 20 guichês de acordo com serviço necessário

A unidade do Tudo Aqui do Porto Velho Shopping fechou o primeiro mês de serviço no local com o total de 2.550 atendimentos, distribuídos em 20 guichês. Os órgãos presentes na unidade são Eletrobras, Caerd, Sefin, Detran, Procon, Balcão Multi Serviços, DER com emissão de passe livre para idosos, e TRE com ação que vai até o dia 9 próximo, fazendo recadastramento e emissão de novos títulos de eleitor.

Segundo o gerente das unidades da 7 de Setembro e do shopping, Cleber Filho, a média de atendimento ainda é baixa por se tratar de uma novidade para a população. “Nós estamos trabalhando com a divulgação também nas redes sociais, e quem já utilizou o atendimento está fazendo o conhecido ‘de boca em boca’, e a busca pelo serviço tem aumentado gradativamente”, diz.

Atualmente, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), está atendendo com três guichês, mas a gerência adianta que vai reduzir quantidade para o órgão tão logo inicie o período que antecede às eleições. “A demanda maior de atendimento deles no Tudo Aqui é agora, depois não pode. Então vamos destinar os outros dois guichês para outro serviço”, explica. “O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) ocuparia essa vaga, mas conforme fomos informados, eles estão pleiteando um espaço no shopping fora do Tudo Aqui para levar toda a logística deles com a emissão das carteiras de trabalho”, completa.

Cleber Filho esclarece que, em contrapartida, o Serviço Nacional de Emprego (Sine), vinculado a Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social (Seas), está sendo contatado para ser instalado no Tudo Aqui PVH Shopping. “A vantagem é que o Sine tem parceria com o MTE para a emissão das carteiras de trabalho, mas está aguardando uma autorização da superintendência em Brasília. A Sefin e a Caerd ainda não estão em funcionamento por falta de servidores para o atendimento, mas os dois órgãos estão providenciando”, afirma.

A maior procura da população é para a emissão da Carteira de Identidade. Apenas no primeiro mês, foram emitidos 805 documentos. Na unidade é possível dar entrada na solicitação, com os documentos necessários, e a retirada é realizada na unidade da avenida 7 de Setembro, cinco dias úteis após o pedido. Para a primeira via, gratuita, é necessário apresentar certidão de nascimento ou casamento original, duas fotos 3/4 atuais e com fundo branco, comprovante de residência e CPF. Para a segunda via do documento, que deve ser feita após 10 anos da primeira, a taxa a ser paga é de 97,81, e a documentação para emissão é a mesma. Em caso de roubo ou furto, o solicitante deve apresentar o boletim de ocorrência do crime para ficar isento do pagamento.

O gerente explica que o agendamento de atendimento para a unidade do shopping pelo site do Tudo Aqui não está funcionado, apenas para a da avenida 7 de Setembro, mas há não necessidade de fila na porta do shopping antes do horário de abertura do empreendimento, às 10h. O Tudo Aqui instalado no local atende até às 22 horas, e quem chegar antes do horário de fechamento poderá retirar a senha para o atendimento normalmente. “Temos o Balcão Multi Serviços que ainda direciona automaticamente aqueles que precisam de mais um serviço. Não tem porque se adiantar ao horário de abertura do shopping”.

De segunda a sábado, o Tudo Aqui está aberto, das 10h às 22h, e aos domingos o horário é das 14h às 20h.

Texto: Vanessa Farias
Fotos: Jeferson Mota