Governo de Rondônia
28/03/2024

AÇÃO DE CIDADANIA

Tudo Aqui Móvel atende no próximo sábado na Zona Leste de Porto Velho para emissão de documentos pessoais gratuitamente

19 de fevereiro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

A unidade móvel do Tudo Aqui, vinculada à Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), estará no próximo sábado (23), das 8h às 13h, na Associação de Moradores do Bairro Jardim Santana, na rua Raimundo Cantuária, 10245, Zona Leste de Porto Velho, prestando serviços gratuitos à população para a emissão de documentos importantes de identificação e para a locomoção dos cidadãos, garantindo direitos previstos em lei, como é o caso do passe livre para idoso e pessoas com deficiência. Na ocasião, conforme a gerente do Tudo Aqui Móvel, Celeste Batista, será feita a triagem para agendamento e confecção do Registro Geral (RG) ou carteira de identidade na unidade fixa do Tudo Aqui, na avenida Sete de Setembro, no centro; e dado encaminhamento à emissão do CPF, carteira de trabalho, passe livre do idoso e da pessoa com deficiência, bem como, segunda via da certidão de nascimento ou casamento.

Moradores de Candeias do Jamari foram beneficiados com o atendimento na comemoração dos 27 anos de emancipação do município

Além do Jardim Santana, o atendimento contemplará também os moradores de bairros vizinhos ou adjacentes, como o Socialista, Lagoa Azul, São Francisco, Orgulho do Madeira, entre outros.

“Para a emissão do RG, os requerentes serão direcionados para o Tudo Aqui da Sete de Setembro, com dia e horário marcados. Sem precisar enfrentar fila. Já os que solicitarem a confecção dos demais documentos serão informados posteriormente quando poderão recebe-los no Tudo Aqui”, explicou Celeste, ressaltando que a unidade móvel tem sido parceira de operações realizadas nos bairros e distritos da capital, enquanto nos demais municípios de Rondônia as ações são por iniciativa do governo, por meio da Seas.

Celeste alertou que para o serviço ser feito com agilidade, é necessário que, no caso do RG, a pessoa leve documentos pessoais, como certidão de nascimento ou de casamento, CPF, comprovação de viuvez ou divórcio (original e cópia), além de duas fotos 3X4 com fundo branco, blusa escura e sem óculos. Se for a primeira via é gratuita, mas a segunda via paga R$ 106,02, se não houver boletim de ocorrência de furto ou roubo. Também são isentos idosos e as pessoas que fizeram o documento em outro Estado e querem atualizá-lo, porém neste caso muda a numeração;  para o CPF, certidão de nascimento e comprovante de residência (menor de 18 anos) para os que têm acima de 18 anos é obrigatório certidão de nascimento ou casamento, o título de eleitor e comprovante de residência. Já a Carteira de Trabalho requer todas as cópias, inclusive da reservista.

Para a emissão da carteira intermunicipal, que garante o passe livre, exige-se, cópias dos documentos pessoais, ter idade igual ou superior a 60 anos (idoso), laudo médico constatando a deficiência e comprovante de renda inferior a dois salários mínimos, que pode ser xerox do cartão de benefício. Ambos precisam levar foto 3X4 e cópias do RG e CPF de possíveis acompanhantes.

Os trabalhos serão acompanhados pela coordenadora do Tudo Aqui, Nizia Isabela Valadares Costa, representando a secretária Luana Rocha.

No último dia 13, o Tudo Aqui Móvel esteve em Candeias do Jamari oferecendo serviços por ocasião da festa de 27 anos de emancipação do município.

 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Veronilda Lima
Fotos: Daiane Mendonça e Arquivo Tudo Aqui Móvel
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Legislação, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo