Governo de Rondônia
20/04/2024

CIDADANIA

Tudo Aqui segue na Operação Justiça Rápida até sexta-feira no Baixo-Madeira, família utiliza até carro de boi para ser atendida

17 de junho de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Vanessa dos Reis levou os seis filhos no carro de boi para fazer documentos

A equipe do Tudo Aqui continua nesta semana o trabalho em parceria com o Tribunal de Justiça de Rondônia na Operação Justiça Rápida, que acontece desde a terça-feira (11) até a próxima sexta-feira (21), no Baixo-Madeira, região de Porto Velho. A participação do Tudo Aqui atende à proposta do governo do Coronel Marcos Rocha de levar atendimento a todas as comunidades, em especial as de difícil acesso. Só na sexta-feira (14) foram 151 atendimentos realizados no distrito de Calama, onde o barco ficou atracado até o sábado.

Mãe de seis filhos (todos sem CPF e três menores ainda sem identidade), Vanessa Caetano dos Reis saiu a pé, na quarta-feira à tarde de sua casa, na Linha P 17, Setor 10, até a propriedade da sua mãe, a 7 quilômetros, para no dia seguinte seguir em um carro de boi emprestado para a Gleba Rio Preto. Ao todo foram 17 quilômetros percorridos para fazer os documentos dos filhos, gratuitamente.

Até casamentos são realizados na Justiça Rápida. Depois de 39 anos morando juntos, Maria Assunção Santiago e Miguel Pereira decidiram registrar a união estável no barco da Justiça Rápida, no Dia dos Namorados. Eles saíram da comunidade Boa Vista até o barco utilizando uma rabeta.

“É muito gratificante ver a população sair daqui com seus anseios atendidos. Para isso empreendemos todos os nossos esforços, inclusive nos deslocando a pé ou de voadeira, para notificar as partes, em caso de conflitos. Nosso objetivo é a pacificação social”, disse a juíza Fabíola Inocêncio, coordenadora da Justiça Rápida.

Além do Tudo Aqui Móvel, que garante os documentos de identidade, também integra a operação o cartório Carvajal, registrando nascimentos, óbitos e realizando casamentos. Enquanto o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RO), depois de quatro anos sem participar da ação, integra esta edição regularizando o título de eleitor e isentando o cidadão de multas. Ao todo foram 70 atendimentos, só na localidade de Monte Sinai. No barco também são resolvidos conflitos nas esferas Cível, Criminal, Infância e Juventude, Família e Registros Públicos.

Maria Assunção Santiago e Miguel Pereira aproveitaram para oficializar a união de 39 anos

A procura por documentos foi um grande destaque do primeiro dia de atendimento; famílias inteiras aproveitaram a oportunidade da presença dos serviços do Tudo Aqui para exercerem seus direitos mais básicos, o de identificação como cidadãos. A estrutura montada no barco da Justiça, de equipamento e pessoal, proporciona aos ribeirinhos a assistência em suas necessidades cotidianas, informações e orientações sobre direitos.

LOCALIDADES

A operação atendeu no dia 12 nas localidades de Demarcação e Independência; dia 13 em Rio Preto; e dia 16 em Ressaca e Papagaio. A programação segue nesta segunda-feira em Conceição do Galera e Santa Catarina; nesta terça-feira (18) e quarta-feira (19) em Nazaré; dia 20 em Lago do Cuniã; e dia 21 em Cavalcante.

A ação despertou a atenção de programas televisivos de repercussão nacional, como o Profissão Repórter, que enviou equipe nesta segunda-feira para acompanhar os trabalhos.

Leia Mais:

 Tudo Aqui realiza mais de 200 mil atendimentos no primeiro quadrimestre do ano em Rondônia; usuários elogiam os serviços prestados

 Sine transfere toda estrutura da rua Paulo Leal para o Tudo Aqui em Porto Velho, a partir desta quinta-feira


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Veronilda Lima e Assessoria do TJRO
Fotos: Assessoria TJRO
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Assistência Social, Distritos, Evento, Governo, Inclusão Social, Justiça, Legislação, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade, Solidariedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo