Governo de Rondônia
29/03/2024

CACOAL

Turismo de lazer, saúde e de negócios atraem grande público à “Capital do Café”

11 de julho de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Engajamento de empresários e população contribuem para o desenvolvimento de Cacoal

A união entre os diversos setores da sociedade cacoalense é a grande responsável para o desenvolvimento pujante de Cacoal, município do interior de Rondônia. Diversos eventos organizados na cidade, nas mais diversas áreas, criam os mais variados atrativos, alavancando não só a economia, mas o turismo no Município, localizado no interior do estado de Rondônia.

Além de ser uma referência em saúde, abrigando um dos mais completos hospitais públicos da região norte, o Hospital Regional de Cacoal, e também o Hospital do Câncer São Daniel Comboni, o município é considerado ainda um centro universitário, oferecendo mais de 30 cursos de ensino superior em faculdades particulares e também no Campus da Universidade Federal de Rondônia. Só nestas áreas, Cacoal recebe visitantes diariamente, dos mais variados lugares.

 

Eventos organizados em parceria entre os setores público e privado fortalecem a economia cacoalense

Mas não para por aí, a chamada “Capital do Café” é também uma referência em turismo de lazer, de esportes e de negócios. Eventos voltados para a economia cacoalense, como a Feira de Indústria e Comércio de Cacoal (FICC), Cacoal de Portas Abertas, Cacoal Liquida, Festival Gastronômico Cacoal Sabor, Exposição Agropecuária de Cacoal e, tantos outros, movimentam a cidade durante todo o ano. Assim como os eventos esportivos, como a Virada Cultural, Jogos Abertos, o Campeonato Rural de Futebol, Campeonato de Indústria e Comércio, os campeonatos Dentinho e Dentão e os Jogos Escolares, que mantém não só os cacoalenses envolvidos como atraem, para a “Capital do Café”, atletas e visitantes de diversos outros municípios e estados.

Outra grande atração regional é a cultura indígena, que está bastante presente em Cacoal com as tribos Suruí, Cinta-Larga e Apurinã. O artesanato indígena é um dos que se destaca com maior expressividade no município.

 

O município de Cacoal conta ainda com diversos outros pontos turísticos:

 Cacoal Selva Park – Entre os atrativos turísticos voltados para o lazer, Cacoal é destaque em Rondônia e em toda a região Norte através do Hotel Fazenda e Parque Aquático Cacoal Selva Park. Também conhecido como “Sítio do Nério”, o hotel está localizado a 12 quilômetros do centro de Cacoal, na propriedade do pioneiro Nério Lourenço Bianchini. Transformada em Reserva Particular do Patrimônio Natural em março de 2000, a propriedade possui excelente infra-estrutura de lazer, com belas estruturas ecológicas, como cabanas equipadas para acomodação familiar, pedalinhos, parque aquático com piscina de ondas e outras atrações, rodas d’água, área de camping, quiosques, salão de jogos, restaurante e lanchonetes que fazem do sítio uma das principais áreas de lazer da região.

 

Mini Museu de Memórias Família Salles e Caetano – Localizado às margens da RO 471, entre os municípios de Cacoal e Ministro Andreazza, está o mini museu criado pelo casal Cleide Caetano e Dorvindo Salles. O acervo, que conta com aproximadamente mil itens, é formado por objetos de família e por doações. Dentre eles estão armas antigas, moedas antigas e de outros países, rádios, máquinas fotográficas, telefones, ferramentas diversas, máquinas de escrever, ferros de passar roupas, televisões, máquinas de costura, chapéus e muitos outros. Outra relíquia que está muito bem guardada é um minidisco de vinil com o Hino de Cacoal, escrito em 1984 pela bióloga Creuci Maria Caetano, irmã de Cleide Caetano.

 

 

Pedrona da Linha 10 – Localizada no Km 30, da Linha 10, este é um lugar para quem gosta de conviver com a natureza e a aventura. O paredão, de cerca de 50 metros de altura, é usado para escaladas e caminhadas ecológicas. A subida é longa, mas do alto da pedra tem-se uma visão privilegiada da cidade de Cacoal.

 

Cachoeira da Linha 11 – Local de lazer e recreação, é uma área preservada com queda d’água de grande beleza; localizada no km 08 da linha E, é bastante movimentado nos finais de semana, quando são realizados rodeios, bingos e festas organizadas com música ao vivo.

 

 

Pesque-Pague Cabana do Peixe – O peixe é com certeza o principal atrativo da Pesque-Pague e Restaurante Cabana do Peixe, tanto nos pratos especiais, quanto na diversão. Para quem não dispensa uma boa pescaria, o espaço conta com tanques repletos de Tilápias, Tambaquis e Jatuaranas. A Cabana do Peixe está localizada na área rural de Cacoal, na extensão da avenida Sete de Setembro, entre a linha 7 e 8, no Cinturão Verde. Para as crianças que gostam de pescar, a Cabana confeccionou varas de bambús, para que pais e filhos possam aproveitar juntos os momentos de diversão e lazer.

 

Pedra da Linha 7 – É um local onde há a sobreposição natural de uma pedra sobre a outra, formando uma bela paisagem para ser admirada. Localizada na linha 7, é um balneário próximo à cidade, muito frequentado nos finais de semana pela população do município.

 

Balneário do Jânio – Está localizado no km 06, da Rodovia 383, entre os municípios de Cacoal e Rolim de Moura. O Balneário do Jânio atende com reservas e dispõe de piscinas adultas e infantis e também de quiosques equipados com churrasqueira, grelha, mesa e bancos. É um ótimo local para passar o dia, para um almoço em família ou entre amigos.

Cacoal, que fica distante cerca de 470 quilômetros de Porto Velho, capital do Estado, recebe turistas do Brasil e do exterior, interessados no turismo ecológico e que buscam tranquilidade, aventura e contato com a natureza.

 

Leia mais:

Desenvolvimento e sustentabilidade serão destaques no I Fórum Internacional de Turismo que será realizado em Porto Velho
Principal ponto turístico histórico de Ji-Paraná, Museu das Comunicações registra anualmente visitas de estrangeiros

Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Giliane Perin
Fotos: Prefeitura Municipal de Cacoal
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Água, Cultura, Distritos, Ecologia, Economia, Educação, Empresas, Esporte, Evento, Governo, Indústria, Infraestrutura, Lazer, Meio Ambiente, Rondônia, Saúde, Segurança, Serviço, Sociedade, Solidariedade, Turismo


Compartilhe


Pular para o conteúdo