Turismo em Rondônia cresce com a pesca esportiva

23 de junho de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

DSC00433Nos últimos anos, o turismo tem dado destaque ao estado e atraído para Rondônia visitantes de todas as partes do Brasil. Além das belezas naturais características da região amazônica, a pesca esportiva tem sido o principal atrativo para estes turistas.

Mas se antes eram apenas os homens que se arriscavam nas águas dos rios rondonienses, hoje famílias inteiras desfrutam de momentos de lazer e emoção e a principal referência da pesca em Rondônia tem se tornado cada vez mais o Rio Guaporé. De Cabixi a Porto Rolim de Moura, turistas e pescadores se aventuram em busca de grandes peixes amazônicos como a pirarara, o pintado, o tucunaré e tantos outros.

Com o aumento do turismo às margens dos rios de Rondônia, empresários tem investido cada vez mais em pousadas, como é o caso de José Luiz Borlina e Silva. Há 10 anos o empresário de Cacoal, resolveu abrir a pousada Guaporé Pesca Hotel, distante cerca de 40 quilômetros de Cabixi.

DSC00632Em um vilarejo conhecido como Vila Neide, Zé Luiz deu início à sua nova atividade. Hoje a pousada Guaporé Pesca Hotel conta com 14 chalés, com capacidade de acomodação de até quatro pessoas por chalé. O hotel conta com 25 funcionários, entre cozinheiras, camareiras, zeladores e piloteiros de barcos.

“A gente tentou juntar o útil ao agradável. Sair da rotina do dia-a-dia da cidade, fazendo da natureza o nosso negócio de vida. Aqui temos contato com a natureza, com os animais e ao mesmo tempo mantemos um relacionamento sempre muito agradável com todos os que nos visitam”, destacou José Luiz Borlina e Silva, que com o apoio da esposa Margareth, da filha  Juliana e da netinha Yasmin, tem tocado o sonho em frente.

E uma das grandes novidades que Zé Luiz ajudou a trazer para o turismo de Rondônia foi o Iate Mangaba. Em parceria com empresários mineiros, Zé Luiz trouxe para o estado desbravado por Rondon um Iate com 10 suítes, restaurante, deck solarium, bar, churrasqueira, banheira de hidromassagem, além de outros atrativos.

DSC00573O iate conta com dois roteiros: no primeiro semestre do ano ele percorre o trajeto entre Cabixi e Rio Verde-MT; já no segundo semestre, o Iate Mangaba fica na região de Porto Rolim de Moura do Guaporé. Além de oferecer pacotes para grupos, a partir de outubro o Iate funcionará como uma espécie de hotel flutuante, onde o atendimento poderá ser de forma individual.

Se antes os rondonienses procuravam outros cantos do Brasil em busca de lazer, descanso e diversão, o crescimento do turismo em Rondônia mostra o desenvolvimento do estado que agora atrai para si turistas de vários outros estados brasileiros.

Texto: Giliane Perin
Fotos: Giliane Perin