TV Allamanda em Revista recebe o governador Confúcio Moura

01 de abril de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

O governador Confúcio Moura foi o entrevistado desta terça-feira no programa TV Allamanda em Revista, comandado pelo jornalista Edielson Souza. Em dois blocos do programa, Confúcio falou das ações de governo e confirmou a pré-candidatura para a reeleição.

Confúcio Moura foi entrevista pelo jornalista Edielson Souza nesta terça na TV Allamanda

Confúcio Moura foi entrevistado pelo jornalista Edielson Souza nesta terça na TV Allamanda

Um dos temas mais questionados ao governador, até por ser um médico, são as questões relativas à saúde pública. E, de acordo com Confúcio, o estado tem realizado grandes obras no setor, como os hospitais de São Francisco, no vale do Guaporé e o Regional, em Cacoal, que ao entrarem em funcionamento, evitaram a “ambulancioterapia, ou seja, o envio de dezenas de pacientes todos os dias por esta perigosa BR-364”.

A Policlínica Osvaldo Cruz, POC, apesar de alguns problemas verificados inicialmente nos agendamentos das consultas, está entrando na normalidade com o passar dos dias e, em breve, estará funcionando a pleno vapor, “sem necessidade de madrugar em filas, pois o paciente será atendido com hora marcada”.

Quanto ao hospital de Emergência e Urgência de Rondônia, Heuro, o governador já assinou a ordem de serviço, mas precisa ainda ser feita uma nova base, retirando a terra podre que recobre o terreno. “Isso será feito após o período das chuvas”, disse, pois “será um prédio com 3 andares e precisamos de uma boa estrutura”. O Heuro terá em torno de 300 leitos, outros leitos de retaguarda, e toda estrutura necessária para substituir o João Paulo II.

Governador entrevistado nesta terça, 01, no programa Allamanda Revista

Em breve também será entregue o Centro de diagnóstico por imagem, cujos equipamentos estão em fase de testes e “espero entregar este local maravilhoso ainda agora em abril”.

O governador salientou também o trabalho que está sendo feito para o Centro de reabilitação. “O estado nunca teve um local como este, para recuperar acidentados e pós-cirúrgicos. Hoje o serviço é precário. Não existe um serviço organizado”. Complementou afirmando que este será um serviço para atender todo o estado de Rondônia.

Sempre com a visão municipalista, Confúcio lembrou também do projeto que já está implantado em quatro municípios e que aos poucos está sendo encaminhado para os demais, que é o Mãezinha Rondoniense. Este é “um projeto piloto nosso, que garante pré-natal e um parto seguro além de enxoval para a criança assim que nasce”.

Sobre a cheia que assola o estado, Confúcio lembrou que apesar dos cálculos iniciais apresentarem um prejuízo muito grande para o estado, “ainda é cedo para fechar a conta”, disse, pois “precisamos esperar baixar a água. Assim poderemos calcular efetivamente o que precisamos reconstruir”.

O mais importante, segundo Confúcio, foi a fase de assistência aos atingidos pela enchente, não deixando ninguém morrer e dando um lugar para se abrigar. “Se for somar todos os prejuízos do comerciante que não vendeu, do distribuidor de gás, frigoríficos fechados, laticínios fechados, carretas paradas, o porto que não carregou a carga… essa enchente prejudicou muito nosso estado”.

Pré-candidatura

Sobre o tema eleições, Confúcio se limitou a afirmar que lançou seu nome como pré-candidato do PMDB à reeleição. Mas que “candidatura somente no mês de junho quando for homologado. Aí sim, depois de julho, assumiremos, se esta for a vontade do partido, nossa campanha”.

Texto: Geovani Berno
Fotos: Marcos Freire