Governo de Rondônia
Quinta, 05 de dezembro de 2019

INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

União e amor à pátria são defendidos nas comemorações de 7 de Setembro em Rondônia

08 de setembro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Polícia Militar de Rondônia durante o desfile de 7 de Setembro

 

O Brasil todo se vestiu de verde e amarelo sábado, dia 7, para comemorar os 197 anos de Independência. Em Rondônia, com a frase: “viva 7 de Setembro”, o governador do Estado, coronel Marcos Rocha, participou de todo o desfile cívico militar e destacou a importância da união e amor à pátria, enaltecendo o sentimento de patriotismo e a necessidade de todos estarem unidos defendendo a terra, as riquezas e os símbolos do país objetivando uma Nação mais fortalecida. O desfile em comemoração ao Dia da Independência do Brasil aconteceu no final da tarde de sábado (7), em Porto Velho, reunindo milhares de espectadores.

Em todo o momento do desfile cívico militar, o governador falou no fortalecimento do país, indo ao encontro do público presente para expressar o sentimento de orgulho pela Nação. “Como os americanos festejam o 4 de julho (referindo-se ao dia da Independência dos Estados Unidos) temos que ter a felicidade e orgulho de comemorarmos o nosso 7 de Setembro. As Nações precisam estar fortalecida e no Brasil não pode ser diferente. Não podemos permitir que coisas ruins, como a  corrupção, destruam nosso país e por isso precisamos estar unidos e lutarmos pelo nosso país, lutarmos pela nossa gente e valorizando nossa terra e, assim, nós tornaremos uma grande Nação”, disse emocionado o governador acenando para o público presente ao desfile.

Governador Marcos Rocha ao lado do comandante da 17ª Brigada, general-de-brigada Lima em revista às tropas

O sentimento patriótico estava estampado no rosto de cada um que compareceu para prestigiar ao desfile cívico militar que também contou com a presença de autoridades militares, secretários estaduais e outras autoridades civis, ou seja, todos prestigiaram o desfile que, neste ano, teve como uma das principais mensagens deixadas pelas escolas que desfilaram o tema “Família”.

O desfile de 7 de Setembro faz parte da programação da semana da pátria, que iniciou no dia 2 de setembro, com o objetivo de comemorarmos o aniversário da Independência do Brasil, 197 anos, numa reverência cívica e patriótica ao idealismo de seus heróis.

A solenidade teve início com a revista à tropa de militares pelo governador Marcos Rocha e o comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, general-de-brigada Luciano Batista de Lima. Ao todo, mais de cinco mil pessoas, entre militares e civis (alunos e entidades) desfilaram no 7 de Setembro em Porto Velho este ano.

DESFILE

Marcos Rocha fala da importância do patriotismo aos presentes

O desfile militar seguiu a seguinte ordem: Comandante geral do desfile militar; Estado Maior Geral; Bandeiras Históricas;  Banda de Música da 17ª brigada de Infantaria de Selva; Marinha do Brasil; comandante do grupamento do Exército; Símbolo da 17ª Brigada de Infantaria de Selva; Estado Maior; Guarda Bandeira;  Contingente Força de Paz; oficial sargento do Exército Brasileiro; segmento feminino; Companhia de Comando da 17ª Brigada de Infantaria de Selva; 17ª Base Logística; 17ª Companhia de Infantaria de Selva; 17º Pelotão Comunicação de Selva; 5º Batalhão de Engenharia de Construção; Hospital de Guarnição; 31ª. Circunscrição do Serviço Militar; Força Aérea Brasileira; Polícia Militar de Rondônia; Corpo de Bombeiros Militar;  Grupo de Operações Especiais Gape / Sejus; desfile motorizado com viaturas operacionais e viaturas administrativas.

O desfile escolar levou para a avenida quase dois mil alunos que representaram as seguintes estabelecimentos de ensino: Colégio Tiradentes I; Colégio Tiradentes VII; Instituto Estadual de Educação Carmela Dutra; Daniel Neri; Tancredo Neves; Flora Calheiros; Juscelino Kubitschek; Jesus Burlamaqui; Eduardo Lima e Silva; Brasília; Rio Branco; Araújo Lima; Castelo Branco.

Também desfilaram entidades tais como: Maçonaria Glomaron; Escudeiros da Távola Redonda; Ordem Demolay; Associação Paramaçônica Juvenil; Ordem Internacional das Filhas de Jó; Movimento dos Escoteiros; Motoclube Bodes do Ssfalto; Igreja Batista de Porto Velho; Meta Colégios e Cursos; Bombeiro Civil; Clube dos Desbravadores de Porto Velho da Igreja Adventista do 7º Dia; Associação dos Bombeiros Civis do Estado de Rondônia e Fanfarra Municipal de Candeias do Jamari.

Militares iniciaram o desfile em comemoração à Independência do Brasil

GOVERNADOR

A cada Unidade Militar e alunos das escolas que desfilavam, o governador Marcos Rocha, que esteve todo tempo acompanhado da primeira-dama e secretária da Seas, Luana Rocha, fez questão de elogiar pelo comprometimento e o sentimento de patriotismo.

Ao final do desfile cívico militar, o governador avaliou como positivo o engajamento de todos em comemoração pela data importante para o país. “Como a gente sempre comemora o Natal, o Ano Novo, devemos da mesma forma comemorarmos esta data falando  “Feliz 7 de Setembro”. Temos que comemorar todos os dias o patriotismo, ou seja, resgatá-lo  para a nossa população. Vimos hoje crianças desfilando com alegria de serem brasileiras e ficamos felizes por tudo isso. O respeito aos símbolos nacionais, à nossa Bandeira é imprescindível, pois assim, a Nação verdadeiramente se fortalecerá. Da união poderemos fazer o Brasil virar um país maravilhoso. Estamos fazendo nossa parte aqui no estado de Rondônia, um pedaço do nosso Brasil não menos importante que nenhuma outra Unidade Federativa no nosso país”, disse emocionado o governador.

PRIMEIRA-DAMA

Participação e valores das famílias foram destacados pela primeira dama, Luana Rocha

A primeira-dama e secretária da Seas, Luana Rocha, deixou claro que o desfile cívico militar mostrou o patriotismo que precisa ser cultivado a cada dia. Em uma rápida mensagem, a primeira-dama definiu como momento especial pelo resgate, pelo sentimento de patriotismo e pela importância da família referindo-se aos temas apresentados pelas escolas.

Luana Rocha enfatizou que se sente feliz por estar participando desse momento de mudança de resgate do patriotismo e o sentimento de brasilidade nas pessoas, em especial das crianças. Ela falou do sentimento de família e prosperidade.

Emocionada, a primeira-dama também lembrou-se do tempo em que participava das atividades quando era estudante e falou em resgate das fanfarras. Luana Rocha chegou a dizer que irá pedir o resgate das fanfarras e expressou felicidade ao comentar o aceno de positivo do governador Marcos Rocha.

VEJA A GALERIA DE FOTOS DO DESFILE AQUI

Leia mais:

 Solenidade de abertura da Semana da Pátria destaca sentimento de brasilidade


Fonte
Texto: Paulo Ricardo Leal
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Evento


Compartilhe