29/03/2024

Unicef elogia o desempenho de Rondônia em melhorar a qualidade de vida de crianças e adolescentes

21 de fevereiro de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

P2090050-620x465

O objetivo da capacitação é fazer com que os municípios conheçam a metodologia e possam debater sobre as estratégias do UNICEF por meio do Selo, que é uma ferramenta social,  para fortalecer as políticas públicas municipais e garantir os direitos de crianças e adolescentes.

A representante do Unicef e coordenadora da plataforma do Maranhão, Eliane Almeida, elogiou o desempenho dos municípios de Rondônia. ” A participação dos municípios foi extramente positiva, tanto em nível de conhecimento como de comprometimento dos representantes municipais envolvidos. Rondônia já é exemplo de resultados significativos, desde a edição passada, quando alcançou, proporcionalmente, um grande número de municípios certificados”, afirmou Eliane Almeida.

Para conquistar o Selo UNICEF Município Aprovado, 44 municípios de Rondônia aderiram à iniciativa em 2013, com o compromisso do gestor municipal em avançar na garantia dos direitos da criança e do adolescente.

O secretário de Assistência Social de Rondônia, Márcio Felix, reafirmou o compromisso  do Governo do Estado em  fortalecer as Políticas Publicas de Garantias de Direitos.  ” O papel do estado é dá condições aos municípios de atuarem nas atividades para alcançar os sete objetivos propostos pelo Selo, que serão monitorados por meio de 13 indicadores de Impacto Social das áreas de saúde, educação, proteção e participação política”, explica.

CAM002281

Para  a secretária municipal de Assistência Social de Candeias do Jamari, Patrícia Andrade, a metodologia do Selo é uma grande auxilio para a gestão  pública. ” A partir desta capacitação, vamos nos organizar para realizar o fórum municipal, onde iremos levantar as demandas a serem trabalhadas para melhorar os indicadores do nosso município”. ressaltou.

CAM002191

De acordo com o presidente do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Costa Marques, Adão Pará, com a iniciativa do Unicef, em realizar o Selo e o apoio e parceria do Governo do Estado em implementar as políticas públicas, a vida de muitas crianças e adolescentes de Rondônia, irá mudar e para melhor.

Inclusão Social