Governo de Rondônia
20/04/2024

INVESTIMENTO

Unidade da Idaron no distrito de Surpresa vai reforçar ações para manter a sanidade animal na fronteira com a Bolívia

28 de fevereiro de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

População acompanhou inauguração da unidade na manhã desta quarta-feira, 28

 

O prédio da Agência de Defesa Sanitária Agrossilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron) localizada no distrito de Surpresa, em Guajará-Mirim passou por reforma e ampliação. O investimento foi de R$ 69 mil, recurso próprio do governo e faz parte da modernização dos órgãos públicos estaduais. ‘‘Essa sentinela avançada da Idaron em Surpresa na fronteira do Brasil com a Bolívia é extremamente necessária e estratégica para defesa da saúde animal do Estado de Rondônia. Ela vai fiscalizar a fronteira do lado brasileiro e do lado boliviano com barco de grande velocidade, e vamos comprar um avião para viagens rasantes sobre o rio e com capacidade de pouso na água’’, afirmou o governador Confúcio Moura durante solenidade de reinauguração da unidade na manhã desta quarta-feira (28).

Também estiverem na solenidade deputados estaduais Lebrão, Só na Benção, Jean de Oliveira e também do secretário subchefe da Casa Civil Waldemar Albuquerque. Na ocasião, o governador destacou que essa mobilização de melhorias na Idaron é para preparar Rondônia para ser um estado livre de febre aftosa sem vacinação. ”Nós estamos modernizando as unidades da Idaron e levando tecnologia para que a gente possa proteger a nossa fronteira e estar junto com as comunidades, seja ela ribeirinha ou indígena, para que a gente tenha capacidade para mostrar para os mercados lá fora que Rondônia é um estado que protege seu rebanho, sua área vegetal e as suas comunidades, até as mais distantes e isoladas”, afirma o presidente da Idaron Anselmo de Jesus.

O chefe do Escritório de Atendimento à Comunidade (EAC) da Idaron do distrito de Surpresa, Jeferson Guedes, explica os impactos da presença do órgão na localidade. ‘‘A presença da Idaron em Surpresa inibe práticas erradas na região, como o transporte ilegal do rebanho. Nós realizamos inclusive um trabalho de educação que envolve toda a comunidade, onde explicamos que qualquer anormalidade com o rebanho afeta a economia de todo o Brasil’’, afirma Jeferson.

O chefe do EAC da Idaron do distrito de Surpresa, Jeferson Guedes, afirma que presença da Idaron na região inibe irregularidades

Os servidores da Idaron são responsáveis pela fiscalização sanitária do rebanho e pelas vacinações assistidas contra brucelose e aftosa. Além da vacina contra raiva devido a presença de morcegos na região. Uma demanda que só cresce juntamente com o avanço da atividade pecuária no distrito. ‘‘Há nove anos tínhamos um ou dois produtores que criavam mais de 100 cabeças de gado, hoje temos cerca de 7 mil cabeças no distrito’’, afirma Jeferson.

A unidade está climatizada e possui salas de atendimentos equipadas com modernos computadores e rede de internet. O antigo prédio foi construído em 2002 como um escritório de trânsito para dar suporte aos servidores de outros órgãos, como a Polícia Militar e Civil, Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e Secretaria de Estado e da Assistência Social (Seas).

Mas a construção da unidade moderna, que durou apenas 28 dias, foi um grande desafio. O acesso ao distrito é via fluvial e foi assim que chegaram os materiais necessários para a obra. ‘‘O caminhão entregava o material para a gente em Guajará-Mirim. Descarregávamos do caminhão e carregávamos o barco, fazendo chuva ou sol. Foram duas viagens grandes de 12 toneladas cada uma e a última de 8 toneladas’’, afirma o coordenador de manutenção e construção da Idaron, Luís Carlos Bruno de Oliveira.

Para Luís, o trabalho só foi possível devido uma mobilização coletiva para vencer as dificuldades e entregar aos moradores de Surpresa o que há de melhor no serviço público do Estado. ‘‘Temos uma equipe aguerrida, uma equipe forte que pegou essa obra para fazer quando muitos acharam que isso não seria possível. Uma equipe de quatro colaboradores construir em 28 dias só mesmo com muita força, amor e dedicação. Foi uma grande vitória fazer isso para a população’’, considera Luis.

Governador salientou a importância da unidade no trabalho de manter a sanidade animal na fronteira de Rondônia com a Bolívia

QUALIDADE

A construção da nova Idaron é mais um dos vários investimentos do governo de Rondônia na busca de levar o que há de melhor para a população de Surpresa. ”Aqui têm ribeirinhos, indígenas, gente que vive da produção de banana, da pesca, mas eram abandonados. No meu governo nós trouxemos muitas melhorias, inclusive duas escolas. Uma reformada e ampliada do Estado e uma escola municipal, destruída pelas enchentes, nós reconstruímos, equipamos e entregamos para o município. Construímos também um centro de saúde, que é orgulho na região por ser um dos melhores do Estado de Rondônia, e agora a nova Idaron”, disse o governador Confúcio Moura.

Novas projeções para atender as necessidades da comunidade local estão em andamento. ”Estamos trabalhando um projeto através do Programa Água Para Todos para trazer água de qualidade para essas comunidades, que embora morem a beira do rio, carecem de água adequada para beber”, afirma. O governador também afirmou que está em curso um projeto para que a comunidade tenha telefonia móvel. ”A produção com materiais da floresta poderão ser vendidas daqui através das plataformas digitais”, projeta Confúcio.

O governador faz um balanço positivo da atuação do Estado em Surpresa nos últimos anos. ”Muita coisa foi construída nesse governo. Estou muito satisfeito em ter feito esses serviços para índios e comunidades ribeirinhas. Essa foi uma comunidade muito bem lembrada por mim, não por ficar distante, mas porque é merecedora”, considera Confúcio.

Leia mais:
 Moradores falam dos avanços no distrito de Surpresa após investimentos feitos pelo governo de Rondônia nos últimos anos

João, religioso “desde o princípio”, caminha em Surpresa levando fé em romaria

Conheça a história de Surpresa, distrito criado no início do século passado por nordestinos e bolivianos no Vale do rio Guaporé

Distrito de Surpresa recebe escola reformada após cheia

 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Vanessa Moura
Fotos: Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Evento, Governo, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo