Governo de Rondônia
25/04/2024

ESTRUTURA

Unidade de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros, em Porto Velho, se torna independente e recebe investimentos para o serviço

17 de outubro de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Coronel Chianca (esq.) e capitão Samuel falam sobre a mudança

Instalada desde 2003 no Bairro Nacional, Zona Norte de Porto Velho, a Unidade de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros deixa de ser uma subunidade vinculada ao 1º Grupamento dos Bombeiros Militares de Rondônia, e assume a independência, sendo diretamente ligada ao Comando Geral da instituição.

Segundo o capitão Douglas Samuel de Araújo, a autonomia administrativa e operacional da unidade dará mais condições de investimento em treinamento e capacitação para os militares já especializados na área para ocasiões de pronto emprego.

“Nós atuamos com buscas de pessoas desaparecidas, mergulho, ocorrências de desastres de estruturas colapsadas, ocorrências com produtos perigosos, resgate veicular com pessoas presas às ferragens, em situações que envolvem engavetamento, derramamento de produtos explosivos, com múltiplas vítimas, enfim, todas as grandes ocorrências somos nós que atendemos”, explica o comandante da unidade.

A formatura de criação e instalação da unidade independente, assim como a cerimônia de posse do capitão Samuel como comandante, será no próximo dia 23, na própria unidade. Atualmente a unidade conta 18 militares especializados, efetivo que será ampliado para dar ainda mais agilidade ao atendimento.

“O serviço de busca e salvamento é um serviço extremamente especializado em uma corporação. Fazendo alguns comparativos a outras instituições coirmãs nossas, como a Polícia Militar, a equipe de Busca e Salvamento para o Corpo de Bombeiros é como o Grupo de Operações Especiais (GOE) da PM, que tem que ter uma certa autonomia administrativa e financeira para custear algumas demandas de materiais especializados”, considera o comandante geral do CBM, coronel Felipe Santiago Chianca Pimentel.

Chianca explica as vantagens da independência do serviço, que segundo o coronel tinha o efetivo desviado para cobrir demandas de atendimento pré-hospitalar e combate a incêndios sempre que necessário, mas perdia tempo que poderia ser investido em treinamento. “Além disso, sem um comandante permanente as demandas da unidade não chegavam ao comando geral de acordo com a necessidade, e muitas vezes detalhes importantes eram desconsiderados e não atendidos”, completa o comandante geral.

Infraestrutura

Para a nova unidade independente, Chianca conta que já foi destinado o montante de R$ 300 mil para reforma e melhorias nas instalações, além de duas novas caminhonetes para o deslocamento das equipes, uma ambulância, uma embarcação nova com motor de 90 HP e outra com motor de 25 HP. O recurso já foi empenhado e a empresa deve dar início às medições para o início da obra.

“O próximo passo é transformar o serviço de atendimento pré-hospitalar em unidade independente, centralizar cada serviço e suas pertinências em suas unidades para melhor investir de acordo com as necessidades de cada serviço, e consequentemente oferecer o serviço com ainda mais eficiência para a população. Então teremos Busca e Salvamento, Atendimento Pré-Hospitalar e Combate a Incêndio, cada um nas suas atribuições”.

O comandante geral dá exemplo de outros estados como o Distrito Federal, Rio de Janeiro e Pernambuco, onde os serviços são separados em unidade independentes para que cada comandante trate de seu efetivo e escala de acordo com a sua demanda e peculiaridade.

Para o orçamento de 2018, Chianca vai incluir um carro especializado em busca e salvamento, equipamentos como drones para auxílio em buscas, e um sonar de alta resolução para o resgate com mergulho, para que o serviço seja ainda mais preciso e eficiente. “Podemos não ser a maior e melhor equipe de Busca e Salvamento do país, mas nós queremos transformar e dar condições para que seja, no mínimo, a maior e melhor da região Norte”, conclui.

Leia mais:
Iniciada reforma e ampliação do prédio do 1º Grupamento de Bombeiros de Porto Velho
Profissão cheia de desafios, bombeiro mergulhador trabalha com foco em salvar vidas nos rios de Rondônia


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Vanessa Farias
Fotos: Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Infraestrutura, Rondônia, Serviço


Compartilhe


Pular para o conteúdo