Governo de Rondônia
28/03/2024

OUTUBRO ROSA

Unidade móvel do Hospital de Câncer de Barretos atenderá servidoras com exames de prevenção ao câncer, em Porto Velho

27 de setembro de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Como parte das atividades alusivas ao Outubro Rosa, mês dedicado à saúde da mulher, com a prevenção dos cânceres de mama e de útero, na próxima semana o governo de Rondônia realizará mais um programa de rastreamento voltado às servidoras públicas estaduais.  De 3 a 6, a Carreta do Hospital de Câncer de Barretos estará estacionada no Palácio Rio Madeira, em Porto Velho, fazendo coletas das 9h às 17h para o exame preventivo ao câncer de útero (Papanicolau) em mulheres de 25 a 64 anos; e mamografias para as que estão na faixa etária dos 40 aos 69 anos. A abertura oficial acontecerá na terça-feira (3), a partir das 8h30.

De acordo com a Iglair Régis de Oliveira e Clenilda Aparecida, que integram a Coordenação Estadual da Saúde da Mulher, o prazo para inscrições foi encerrado nesta segunda-feira (25). Com base na edição de 2016, quando foram realizadas 167 mamografias e 163 Papanicolau, neste ano foram abertas 240 vagas para o primeiro e 400 para o segundo. Em 2015, primeiro ano de atendimento da unidade móvel do Barretinho no palácio do governo, foram 126 e 94, respectivamente.

Iglair ressaltou que se trata de uma iniciativa do governo estadual, mantenedor da carreta, numa parceria com o hospital, que disponibiliza a equipe,  e após os procedimentos encaminha o material para diagnóstico na sede, em Barretos (SP). No caso de alteração, a pessoa recebe acompanhamento em Porto Velho.

As atividades do Outubro Rosa serão encerradas no dia 21 com uma caminhada no Espaço Alternativo, a partir das 16h, numa parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop).

FÓRUM

Com o objetivo de discutir temas relevantes, ampliando conceitos, compartilhando saberes e favorecendo a humanização do atendimento, com vistas ao fortalecimento da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher (PNAISM), o governo de Rondônia promoverá na próxima quinta-feira (28) o 3º Fórum Estadual da Saúde da Mulher, sob o tema É Preciso Ganhar Tempo Para Não Perder Vidas. O evento é destinado apenas a mulheres que se inscreveram dentro do prazo.

Na programação constam o lançamento do Implante Contraceptivo Subdérmico (Implanon) em Rondônia, mesa redonda sobre os temas Diante do Espelho: O Resgate da Autoestima Após o Câncer de Mama; Prevenção do Câncer do Colo do Útero e o HPV: Possibilidades e Desafios; Violência Contra a Mulher e o Empoderamento Feminino; e Saúde Mental na Assistência à Mulher: Um Olhar sobre a Autonomia e o Autocuidado.

A organização do fórum é das Secretarias de Estado da Saúde (Sesau) e da Educação (Seduc), da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), além da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) e o Centro de Educação Técnico Profissional na Área de Saúde de Rondônia (Cetas-RO).

Leia Mais:

Em cinco anos, Rondônia ampliou em 60% o tratamento de pacientes com câncer

Incidência de câncer aumenta procura por doação de plaquetas em Rondônia

Tratamento em Rondônia diminui 17% as viagens de pacientes com câncer para fora do estado


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Veronilda Lima
Fotos: Arquivo/Secom
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo