Governo de Rondônia
28/03/2024

CAPACITAÇÃO

“Unidades de Conservação e Programa de Monitoramento de Biodiversidade” é tema de workshop oferecido aos servidores

27 de novembro de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

Artigo da Constituição Federal nº 225 é um dos temas abordados no workshop


Com o intuito de discutir os conceitos básicos das Unidades de Conservação e trocar experiências profissionais, 40 servidores da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), participam do  1° Workshop com a temática “Unidades de Conservação e Programa de Monitoramento de Biodiversidade”, no Salão Nobre Rosilda Shockness, do Palácio Rio Madeira, nesta sexta-feira (27).

Os servidores durante todo o dia irão aprimorar os Conceitos de Unidade de Conservação, sobre o Programa Nacional de Monitoramento da Biodiversidade que acontece nas Unidades patrocinado pelo Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa). Também irão discutir sobre o Protocolo Avançado de Plantas e o Artigo da Constituição Federal nº 225. Os palestrantes são técnicos da área ambiental do Instituto Chico Mendes  de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Universidade Federal de Rondônia (Unir) e da Sedam.

A bióloga Silvia Gonçalves, que atua na Unidade de Conservação da Estação Ecológica de Samuel disse que os temas discutidos no workshop irão agregar mais conhecimento para os servidores. “Quando eles forem a campo, com esse conhecimento, vai ajudar no diálogo com as comunidades do entorno”, esclarece a bióloga.

Servidores da área técnica e administrativa da CUC estão participando do workshop

O secretário adjunto da Sedam, coronel Demargli da Costa Farias, participou da abertura do workshop e parabenizou os servidores da coordenadoria de Unidade de Conservação (CUC). “Vocês estão somando de forma conjunta e dedicada, trocando experiência que irá ter um grande peso significativo nas ações da Sedam”.

Os servidores da área técnica e administrativa da CUC estão participando do workshop para aprimorar o trabalho sobre as políticas das Unidades de Conservação. “O servidor precisa entender a dinâmica de trabalho da CUC. Compreender o que são as Unidades de Conservação e as biodiversidades e onde iremos conseguir identificar os tipos de animais e plantas. Todos aqui irão poder compreender essa sistemática”, explica a zootecnista da CUC,  Larissa Soares.

As Unidades de Conservação são conhecidas popularmente como reservas, elas são os meios mais eficazes de preservar e conservar a biodiversidade, e o Governo de Rondônia por meio da Sedam vem trabalhando na capacitação dos servidores para desempenhar esse papel dentro do Estado.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Elaine Barbosa
Fotos: Frank Néry e Rosinaldo Machado
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Ecologia, Governo, Meio Ambiente, Rondônia, Servidores


Compartilhe


Pular para o conteúdo