Governo de Rondônia
18/04/2024

DESENVOLVIMENTO

Unidades de Conservação são um importante atrativo para impulsionar o turismo em Rondônia

23 de agosto de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

 

O governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) tem trabalhado no apoio às Unidades de Conservação do Estado de acordo com nova dinâmica da secretaria. A Coordenadoria de Unidades de Conservação da Sedam tem desenvolvido ações de desenvolvimento local, valendo-se das políticas públicas como o Programa de Áreas Protegidas da Amazônia – ARPA do Ministério do Meio Ambiente e o Programa de Regionalização do Turismo do Ministério do Turismo que, em conjunto com a Superintendência Estadual de Turismo – Setur preconizam a criação de Pólos Turísticos para o desenvolvimento regional.

A equipe técnica da Sedam, no intuito de preparar as Unidades de Conservação localizadas em Nova Mamoré e Guajará-Mirim para receber visitação, constatou que, além de abrigarem as nascentes dos principais rios de Rondônia que são responsáveis pela manutenção dos recursos hídricos de nosso Estado, essa região possui também potenciais relevantes como a alta biodiversidade e belas paisagens. Além disso, possui forte cultura tradicional e diversidade de eventos festivos/culturais nas comunidades, transformando a região em um relevante potencializador do desenvolvimento do turismo na região para roteiros integrados.

Por meio de parcerias e integração com os referidos municípios, em conjunto com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo  de Nova Mamoré e a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo de Guajará Mirim, foi realizada uma reunião que ficou marcada pela predisposição de todos em participar da construção e fortalecimento da atividade com roteiros integrados incluindo os dois municípios em diversas modalidades de atividades econômicas que se beneficiam direta e indiretamente do turismo.

Um dos resultados da reunião foi a formação da Instância de Governança da Região Turística, que, segundo o Mapa de Regionalização do Turismo,  compõe o Pólo 4, dessa forma seus atrativos e serviços serão articulados de forma a serem potencialidades turísticas através de um plano estratégico.

As entidades que fazem parte da Instância de Governança se associaram para promover e vivenciar iniciativas de fortalecimento do turismo visando fomentar a organização do setor com calendários turísticos, sinalização turística e cada um aprimorará suas competências para consolidar a região como destino turístico de excelência.

Além das Prefeituras Municipais de Nova Mamoré e Guajará Mirim com suas Secretarias, compõem também o grupo estratégico, a Sedam, as Associações Comerciais dos dois municípios, o SEBRAE, a Câmara de Vereadores e Empresas de Turismo ficando em aberto a adesão de novos segmentos e instituições.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Lívia Balbino Guimarães
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Meio Ambiente, Turismo


Compartilhe


Pular para o conteúdo