Governo de Rondônia
28/03/2024

Unidades de Saúde do Estado preparadas para dar suporte ao carnaval fora de época

01 de julho de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

2 - joão pauloAs unidades de Saúde do Estado estão preparadas para dar suporte às festividades do Carnaval Fora de Época que acontecem na Capital a partir do dia 03 (quinta-feira), com a saída do Galo da Meia-Noite, tradicional bloco carnavalesco. De acordo com estimativas oficiais, cerca de 100 mil pessoas são aguardadas por noite, gerando o cuidado das autoridades em relação ao número de atendimentos hospitalares.

O Hospital e Pronto Socorro João Paulo II informa através de sua assessoria que todos os seus profissionais médicos e de enfermagem estão prontos num esforço conjunto para salvar vidas durante este período de festividade. A equipe trabalhará dividida em plantões para assistência 24 horas às possíveis ocorrências.

Referência em alta e média complexidade, o JP II possui a responsabilidade de prestar assistência ao usuário com risco imediato de morte ou aqueles com risco potencial de agravamento. Para casos com menor gravidade é solicitada à população para que busque as unidades de pronto-atendimento (UPA), ou postos de saúde básica para que evite a superlotação da unidade.

Outro fator observado é o elevado índice de acidentes de trânsito em virtude do consumo abusivo de álcool e drogas. No último final de semana, (27 a 30/06) a unidade realizou 335 atendimentos, dos quais 62 para atender vítimas da violência do trânsito. Cerca de 80% dessas ocorrências envolveram motociclistas e duas pessoas morreram. O aumento foi registrado em virtude do jogo do Brasil, ocorrido no último sábado (28).

Banco de sangue se prepara para dias festivos

2 - fhemeronEm virtude das cirurgias e acidentes, aumenta a procura pelo banco de sangue do Estado nestes períodos festivos. São pedidas cerca de 40 bolsas diárias de sangue tipo O+, só para o Hospital de Base Ary Pinheiro. “No mês de junho foram liberados 30% à mais do que o normal de bolsas diárias do tipo O+”, explica a bioquímica da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Rondônia (Fhemeron), Valquiria Almeida Manso.

Buscando manter em dia a captação frente à demanda, foram traçadas ações que serão realizadas aos sábados junto a entidades religiosas e filantrópicas. A primeira ação a ser realizada no dia 05 acontecerá na igreja evangélica Ministério Internacional da Restauração (MIR), localizada na Rua Elias Gorayeb, número 1493, no bairro Nossa Senhora das Graças, das 08 horas às 16 horas. A expectativa, de acordo com a assistente social Maria Luiza, é de que 200 fiéis participem desta ação.

Ações da Fhemeron:

Assembléia Legislativa e Igreja Adventista do Sétimo Dia – 12/07 – na Fhemeron – das 08hs às 16hs.

Paróquia Nossa Senhora do Amparo e Paróquia Santa Luzia – 19/07 – Igrejas – das 08hs às 16hs.

Congresso Nacional da Ordem Demolay – 26/07 – das 08hs às 16hs.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Romeu Noé
Fotos: Decom
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Saúde, Serviço


Compartilhe


Pular para o conteúdo