Governo de Rondônia
24/04/2024

PROJETO VOLUNTARIAR

Unidades Integradas de Segurança iniciam implantação da mediação de conflitos em Porto Velho e mais três municípios

22 de fevereiro de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

As Unidades Integradas de Segurança Pública (Unisps) contam agora com uma sala de mediação de conflitos. A iniciativa é uma novidade em Rondônia e faz parte do Projeto Voluntariar do Programa Rondônia Mais Segura.

O apaziguamento será realizado pelas psicólogos e assistentes sociais

Com isso, as eventuais situações de conflitos que sejam registradas poderão ser encaminhadas para uma solução negociada entre as partes buscando o diálogo. A iniciativa será implantada em Porto Velho e nos municípios de Ariquemes, Ji-Paraná e Vilhena neste primeiro momento.

Já nos municípios de Colorado do Oeste, Cujubim, Espigão do Oeste, Ouro Preto do Oeste, Machadinho do Oeste, Nova Brasilândia e Rolim de Moura os voluntários atuam em serviço gerais.

O apaziguamento será realizado pelas psicólogas e assistentes sociais nas ocorrências pessoais ou profissionais que tendem a perdurar, questões de injúria, calúnia, difamação, dano, exercício arbitrário das próprias razões, outras fraudes, conflitos familiares e de vizinhança.

Depois da análise de autoridade sobre o caso registrado, será encaminhado ao Núcleo de Mediação. Por sua vez, a equipe entra em contato com as partes, convidando-as a comparecer à delegacia. Após audiências individuais, as partes são convidadas a participar de audiência conjunta na qual, em um ambiente seguro, há a possibilidade de ambos posicionarem-se. O mediador é, portanto, um facilitador do encontro.

De acordo com a assistente social Sirlene Barbosa, como consequência secundária, a mediação de conflitos contribui com a diminuição do volume de processos, ajudando também no desafogamento do sistema no judiciário. “A mediação faz com que as partes sintam a presença da Segurança Pública mais próxima e saibam que a polícia dá a devida importância para resolver o conflito; e ainda no sentido de que as partes também sintam o compromisso de honrar e cumprir o que foi estabelecido”.

Sirlene explica que em casos em que haja necessidade de um auxilio em outros estabelecimentos que prestam assistência social, haverá no ato do atendimento da mediação o encaminhamento a esses outros serviços. “Os casos em que se for detectado a necessidade de atendimento psicológico e assistencial à família em situação vulnerável e de risco social, enviaremos aos programas assistenciais do município e do estado para que essas pessoas tenham apoio ou orientação especializada”.

Leia mais:
Policiais de Rondônia participam de curso de mediação de conflitos em Porto Velho

 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Márcia Martins
Fotos: Márcia Martins
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Polícia, Segurança, Serviço, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo