25/04/2024

PENAIC

Universidade de Brasília e Secretarias de Educação Estadual e Municipal de Rondônia realizam 2° Encontro de Formação do Pnaic

11 de abril de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

Acontece nesta terça e quarta-feira, 10 e 11, no Rondon Palace Hotel, o 2° Encontro de Formações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – Pnaic, voltada para Formadores Locais e Articuladores do PNME – Programa Novo Mais, em Porto Velho e Ji Paraná.

O Encontro tem como objetivo dar continuidade às formações do Pnaic durante o ano de 2018 com intuito de elevar a competência dos professores e de seus alunos, e consequentemente, melhorar a capacidade de compreensão e intervenção no processo de alfabetização, bem como a conclusão da carga horária de 16 horas de formação, estabelecida pelo Ministério da Educação – MEC, para recebimento da certificação do participante.

Segundo a Coordenadora estadual o Pacto, o Pnaic é um compromisso formal e solidário assumido pelos governos do Distrito Federal, dos Estados e dos Municípios, desde 2012. “Queremos atender à Meta cinco do Plano Nacional da Educação, que estabelece a obrigatoriedade de alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º (terceiro) ano do ensino fundamental”, informou Sandra Sara Antunes, Coordenadora Estadual do Pnaic.

Para o alcance desse objetivo, as ações do Pacto compreenderam um conjunto integrado de programas, materiais e referências curriculares e pedagógicas, disponibilizados pelo Ministério da Educação, tendo como eixo principal a formação continuada dos professores alfabetizadores.

Objetivos do Pacto:

• Garantir que todos os estudantes dos sistemas públicos de ensino estejam alfabetizados, em Língua Portuguesa e em Matemática, até o final do 3º ano do ensino fundamental;
  • Melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB);
  • Contribuir para o aperfeiçoamento da formação dos professores alfabetizadores;
  • Construir propostas para a definição dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças nos três primeiros anos do ensino fundamental.

Desde 2017 algumas mudanças foram feitas. O PNAIC passou a compor uma política educacional sistêmica que parte de uma perspectiva ampliada de alfabetização, na melhoria da aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática no Ensino Fundamental, e também um direcionamento maior na intencionalidade pedagógica das formações e da atuação dos formadores, reforçando a importância de ter atores locais altamente comprometidos com os processos formativos, de monitoramento, avaliação e intervenção pedagógica.

Em Rondônia, desde 2017, as formações do PNAIC passaram a ser realizadas em parceria com a Universidade de Brasília – UnB e Secretarias de Educação Estadual e Municipal do Estado de Rondônia.

O encontro conta com a presença de formadores Locais do 1º ao 3º Ano e Educação Infantil do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – Pnaic e Articuladores do 6º ao 9º ano do Programa Novo Mais Educação – PNME, rede estadual e municipal do Estado de Rondônia.

Texto: Rânderson Santos/Gerência de Educação
Fotos: Cristian Magno