INFRAESTRUTURA

Usina de Asfalto do DER em Ji-Paraná recupera cerca de 100 km de rodovias da Região Central

12 de maio de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

Equipes do DER trabalham na recuperação da RO-473, na Região Central de Rondônia

O Governo de Rondônia vem levantando a infraestrutura viária do Estado por meio do trabalho do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER). Na Região Central, a Usina de Asfalto de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) do DER já executou a recuperação e a manutenção de 97,4 quilômetros de pavimento em seis rodovias nos municípios de Ji-Paraná e Presidente Médici.

De acordo com o gerente de usina, Alexandro dos Santos, as ROs 133, 135, 472, 479, 480 e o Anel Viário de Ji-Paraná já estão 100% recuperados com operações tapa-buraco e limpeza de vegetação das laterais das pistas. “É todo um trabalho planejado, organizado e baseado nas técnicas de engenharia para manter a trafegabilidade e segurança”, explica Alexandro.

Com uma nova filosofia de trabalho implantada pelo governador Marcos Rocha, o modelo de gestão das rodovias sob responsabilidade do DER tem conseguido acelerar o ritmo de recuperação das vias, mantendo a qualidade e a economicidade dos recursos materiais e financeiros. O diretor-geral do Departamento, Elias Rezende, detalha que a formação de força-tarefa entre as unidades regionais do DER consegue unir esforços, maquinário e pessoal de apoio técnico na execução de obras prioritárias.

Trabalho é baseado nas melhores técnicas de engenharia

Como exemplo, Rezende destaca que, “a Usina de Asfalto do DER em Ji-Paraná já concluiu a recuperação em quase 100 quilômetros de rodovias dentro do Plano Anual de Trabalho e agora, antes do fim do primeiro semestre, está auxiliando nos serviços da RO-473, que atravessa ao longo de mais de 83 quilômetros os municípios de Ouro Preto do Oeste, Teixerópolis, Urupá e Alvorada D’Oeste”.

Uma das obras de maior relevância executadas recentemente é a recuperação com pavimentação da RO-470. Há muito tempo solicitada pela população de Ouro Preto do Oeste e Vale do Paraíso, seus 39 quilômetros da rodovia, que liga os dois municípios, receberam uma força-tarefa sob o comando da Coordenadoria de Usinas do DER (Cousa) e, assim, foi totalmente recuperada no segundo semestre de 2020.

Tomando todos os cuidados possíveis e respeitando os protocolos de saúde apesar da crise econômica e sanitária, o Governo do Estado vem conseguindo vencer o desafio de recuperar, manter e melhorar a infraestrutura viária sob sua responsabilidade.

Texto: Luiz Augusto Rocha
Fotos: Alexandro dos Santos