Governo de Rondônia
25/04/2024

ENERGIA ELÉTRICA

Usina de biomassa impulsiona plantação de eucalipto em Pimenta Bueno

16 de fevereiro de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

A entrada em operação, no próximo semestre, de uma usina termelétrica movida a biomassa, na região de Pimenta Bueno, deve impulsionar a plantação de floresta de eucalipto, a principal matéria-prima. A usina terá capacidade de abastecer com energia elétrica uma cidade de aproximadamente 40 mil habitantes.

Grupo Eletrogóes pesquisa há 8 anos em viveiro próprio a melhor espécie do eucalipto para ser utilizada na sina

Grupo Eletrogóes pesquisa há 8 anos em viveiro próprio a melhor espécie do eucalipto para ser utilizada na sina

“Precisamos formar um cinturão verde num raio de 100 quilômetros para converter a madeira em fonte de combustão para a usina”, disse o gerente Operacional Gefson Melo, da usina hidrelétrica Eletrogóes, a proprietária da usina de biomassa que gera 60 empregos diretos nesta fase final de implantação.

A consolidação do projeto da usina de biomassa está diretamente relacionada à produção de eucalipto. O grupo empresarial pesquisa, há oito anos, em um viveiro-laboratório próprio, a melhor espécie do eucalipto a ser destinada na utilização da usina.

“Já estudamos mais de 200 matrizes e chegamos ao padrão ideal de madeira para ser utilizado na usina”, informou o engenheiro florestal, Carlos Alberto Soares Monteiro, que considera também nas pesquisas o cultivo no solo arenoso da região e os valores agregados com a plantação. O viveiro é capaz de produzir seis milhões de mudas/ano, que são comercializadas a preço de mercado para o produtor rural.

Para produzir energia, as geradoras utilizam a combustão de material orgânico. Entre estas fontes de orgânicas, a madeira do eucalipto foi escolhida por conta da viabilidade sustentável da produção em Rondônia.

A energia gerada a partir da biomassa é renovável e menos poluente dos que outras formas de energia como os combustíveis fósseis petróleo e carvão mineral. Na região, a madeira do plantio de eucalipto tem destinação certa: a usina de biomassa.

“Chamamos de floresta energética essa fonte de energia renovável e de geração de emprego e renda”, argumentou Gefeson Melo, enfatizando que o momento é propício para os pequenos e grandes produtores plantarem eucalipto.

FLORESTA PLANTADA

O governo de Rondônia adotou políticas públicas para incentivar a plantação de floresta, seja ela de espécie nativa ou exótica.

“Todo o plantio, extração e comercialização da madeira proveniente de floresta plantada estão amparados por legislação própria”, disse o coordenador de Floresta Plantada  da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), o engenheiro florestal Edgard Menezes Cardoso.

Saiba mais:
Eucalipto clonado é cultivado em grande escala em Pimenta Bueno
Goma-resina é importante agregador de valor à floresta plantada de pinus na região de Vilhena


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Paulo Sérgio
Fotos: Paulo Sérgio
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Cultura, Economia, Empresas, Governo, Legislação, Meio Ambiente, Obras, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo