Governo de Rondônia
25/04/2024

BRIGADISTAS

“Uso adequado do gás de cozinha” é tema de treinamento no Porto; servidores são orientados sobre combate a incêndio

18 de dezembro de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

Servidores participam de orientação sobre combate a incêndio doméstico no Porto de Porto Velho


“O uso adequado do gás de cozinha para evitar possíveis acidentes domésticos” foi tema de um treinamento realizado na manhã de sexta-feira (18) para os servidores da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia (Soph) no estacionamento da administração portuária. A iniciativa é fruto da parceria entre a Soph, Associação Profissionais da Guarda Portuária do Estado de Rondônia e Brigada de Combate a Incêndio do Porto de Porto Velho.

O instrutor do treinamento, guarda portuário Marco Antônio Mesquita, orientou aos usuários quanto à prevenção de incêndio envolvendo o Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), o gás de cozinha. “O uso e armazenamento corretos do gás, especialmente nos momentos festivos de final de ano, é algo que merece cuidado, considerando que esse é um período em que as pessoas passam um maior tempo na cozinha e a atenção precisa ser redobrada para evitar acidentes, uma vez que o produto é facilmente inflamável e explosivo, podendo causar graves acidentes se não for usado e armazenado com segurança”, alertou Mesquita.

A atividade aconteceu no estacionamento da administração portuária

O diretor presidente da Soph, Fernando Cesar Ramos Parente reforçou a importância das recomendações técnicas de segurança, afirmando que é necessário manusear corretamente a botija desde o momento da instalação e troca, visto que a maioria dos acidentes ocorre no ambiente doméstico por falta de conhecimentos básicos.

“A atividade atende a uma programação institucional do Porto de Porto Velho e busca orientar nossos servidores, a fim de prevenir situações de risco que possam surgir durante o período festivo”, esclareceu.

Durante a prática, os servidores receberam orientações de segurança e quais medidas adotarem em caso de vazamento. O instrutor fez demonstração usando uma botija de gás com registro, um extintor de gás carbônico CO2, um extintor de pó químico seco PQS e um isqueiro de gás.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Antônia do Nascimento e Rafaela Schuindt
Fotos: Daiane Alves
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Sem categoria


Compartilhe


Pular para o conteúdo