Governo de Rondônia
Terça, 02 de março de 2021

TECNOLOGIA

Uso de câmeras de monitoramento ajuda a reduzir criminalidade em Machadinho do Oeste

11 de fevereiro de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Em oito meses de funcionamento em Machadinho do Oeste, o sistema de monitoramento apresenta resultados efetivos na redução da criminalidade.

Segundos dados da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), houve redução de aproximadamente 28% nos crimes de homicídio, 23,1% de roubo de veículo consumado e 17,6% tráfico de entorpecente.

policial militar treinado para operar a central de vídeo

Policial militar treinado para operar a central de vídeo

Com a contribuição do equipamento, caíram em 29,9% os crimes de lesão corporal dolosa e 10,9% furtos de veículos.

A transmissão do equipamento é ininterrupta, em tempo real, realizada por policiais militares treinados para operar a central de vídeo.

As 11 câmeras móveis utilizadas são do tipo “speed dome’”, recurso que pode monitorar em um ângulo de até 360º, alcançar um grande perímetro e tornar possível gravação de imagens com zoom e boa definição. O investimento do sistema é de R$ 468.256, oriundos do governo de Rondônia.

Segundo Elias Martins, da Gerência de Tecnologia (Getec), os trechos para instalação das câmeras foram selecionados conforme pesquisas feitas entre a Polícias Militar e Civil. “Com este tipo de câmera, é possível monitorar grandes áreas com apenas uma unidade e fazer o reconhecimento de pessoas e placas de veículos, mesmo que estejam distantes, pois as câmeras possuem zoom de até 400X”.

Entre outros benefícios do sistema, Elias citou a agilidade nos trabalhos de investigação, por parte da Polícia Civil, pois as imagens ficam armazenadas por até 30 dias, sendo possível resgatá-las e estabelecer um banco de dados para reconhecimento posterior de criminosos ou suspeitos.

“A gravação das imagens é automática e ficam armazenadas em um sistema de backup em storage em alta resolução, após esta data sobrescreve a primeiras imagens”, explicou.

De acordo com o capitão Aldimas, do 4º pelotão da PM em Machadinho do Oeste, o trabalho de monitoramento que surtiu efeito resultando em vários os flagrantes.“Nos locais onde as câmeras foram instaladas, foi percebida maior redução de ocorrências policiais principalmente nos crimes de furto e roubo”.

Para o secretário Antônio Carlos dos Reis, o sistema de vídeo monitoramento é uma ferramenta eficaz no combate  criminalidade inibindo as ações criminosas, bem como, reforçando o trabalho investigativo da polícia. “É um serviço a mais, é o olhar da polícia por todos os lugares”, enfatizou.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Márcia Martins
Fotos: Arian Oliveira
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Polícia, Rondônia, Segurança, Tecnologia


Compartilhe