Governo de Rondônia
28/03/2024

Uso sustentável é tema de palestra no Dia Mundial da Água no porto público de Porto Velho

23 de março de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Com o intuito de estimular o desenvolvimento de ações de mobilização relacionadas à gestão sustentável dos recursos hídricos, a Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia (SOPH), em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), realizou na manhã dessa quarta-feira (22) palestra alusiva ao Dia Mundial da Água.

Preservar o ciclo natural da água é garantir o conjunto de seres vivos no planeta".

Empregados públicos e colaboradores participaram da palestra sobre água na manhã dessa quarta-feira no porto da capital

O encontro reuniu empregados públicos do Porto de Porto Velho e colaboradores num espaço aberto para discussões e troca de experiências sobre o uso sustentável da água. Na ocasião, a geógrafa da Coordenadoria de Recursos Hídricos da Sedam, Silva Regina Oliveira, proferiu palestra abordando a temática.

Segundo ela, cerca de dois terços da superfície da terra é coberta pela água, seja em estado líquido, a exemplo dos oceanos, lagos, rios e água subterrânea; ou em estado sólido, correspondente às geleiras e neves. “Preservar o ciclo natural da água é garantir o conjunto de seres vivos no planeta, pois a maior parte das células de nosso corpo possui água, por isso, é importante encontros como esse para disseminarmos o uso adequado desse bem tão precioso”, avaliou.

A bióloga da Soph, Cristiane Lima, enfatizou a necessidade de se promover uma gestão da água eficaz para garantir às gerações atuais e futuras o acesso às reservas hídricas. “Para uma gestão adequada e qualificada da nossa água, fazemos uma reflexão neste 22 de março, uma revisão das práticas de uso e reuso da água, é o que a comissão de gestão ambiental da Soph, orienta para as atividades operacionais rotineiras, não deixando de manter o controle na qualidade desta, através de seu monitoramento”.

Na avaliação do funcionário da Soph, Marco Figueira, as organizações – que são formadas por pessoas – também são dependentes cada vez mais de um uso racional dos recursos hídricos. Sua economia e utilização consciente geram benefícios que vão muito além dos econômicos. “O uso e reuso da água para consumo e para os processos produtivos estão diretamente ligados à qualidade de vida de cada um de nós colaboradores”, ponderou.

Para finalizar o encontro, a técnica da Sedam exibiu dois filmes de pouca duração, editados pela Agência Nacional de Água (ANA)  que chamam a atenção para o uso consciente da água e sua importância para a manutenção da vida na terra.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Antônia Nascimento
Fotos: Daiane Alves
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Sem categoria


Compartilhe


Pular para o conteúdo