Governo de Rondônia
26/04/2024

SERVIDORES

V Audiência Pública do Iperon discute Reforma da Previdência

16 de dezembro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Com o objetivo de esclarecer as principais mudanças e regras da nova previdência nacional, que entrou em vigor no dia 13 de novembro deste ano, o Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Estado de Rondônia (Iperon) promoveu na sexta-feira (13), no auditório da Emater, a V Audiência Pública, com o tema: “A Nova Previdência”.

O evento foi aberto ao público e teve como foco os servidores públicos do Estado. A palestra principal foi ministrada pelo coordenador de Auditoria do Ministério da Economia, Luciano Silva, seguida pela  palestra do atuário e consultor previdenciário, Pedro Moreira e como mediadora a auditora do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia. Rosimar Francelino.

De acordo com a presidente do Iperon, Maria Rejane Sampaio, a importância da audiência é articular assuntos relevantes. “Essa audiência tem o objetivo de reunir os servidores públicos, os segurados do regime próprio do Estado para discutir assuntos de seu interesse. A necessidade que o Estado de Rondônia tem de promover também os temas referentes à previdência, para que nós possamos encontrar um equacionamento minimizar o déficit atuarial do Estado de Rondônia” declara a presidente.

Foi a primeira vez do coordenador Luciano Silva em Rondônia, para ele foi muito gratificante “Foi uma experiência nova pra mim estar debatendo com o público, mas foi muito gratificante, me inspirou a ter essa visão da educação previdenciária porque quanto mais pessoas souberem, mais é possível decentralizar a previdência e mais as potencialidades regionais podem ser valorizadas”, afirma o palestrante.

 

 “Trouxe uma abrangência de conhecimento e informações úteis à sociedade no que diz respeito às mudanças a serem realizadas para adequação do novo modelo que visa a resolução do gargalo previdenciário nas esferas deficitárias”, declarou a analista de informática do Iperon, Cassiana Lira .

 

Ainda de acordo com a participante, o que chamou a atenção foram os questionamentos do público. “Houveram perguntas sobre a fiscalização, aposentadoria por invalidez, pensões, entres outras. O Iperon se dispôs a ouvir o servidor, dirimindo dúvidas e considerando suas ideias e sugestões a serem repassadas ao conselho para análise. Penso que é imprescindível uma maior conscientização e participação do servidor nesse tipo de evento, que é de interesse de todos” finaliza a analista.

 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Jéssie Dias
Fotos: Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Economia, Evento, Governo, Previdência, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo