Governo de Rondônia
28/03/2024

Vacinação contra febre aftosa na Bolívia é discutida em reunião binacional

20 de novembro de 2013 | Governo do Estado de Rondônia

Na última semana, representantes da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron) e do Servicio Nacional de SanidadAgropecuaria e Iconuidad Alimentaria (Senasag) se reuniram em Guayaramerín para discutirem sobre o 26º Ciclo de Vacinação contra Febre Aftosa na Bolívia. Desde 2006, a Idaron é parceira do país vizinho para a vacinação de bovinos e bubalinos nas propriedades localizadas até 50 quilômetros da fronteira.

 

Durante a reunião, decidiram que neste Ciclo as vacinações ocorrerão em propriedades rurais com até 500 bovídeos. Em propriedades comnúmero de animais acima disto, a vacinação será realizada pelos próprios produtores com fiscalização do Senasag. O representante do órgão boliviano, Humberto Menacho, afirmou que eles se sentem prontos para fiscalizar a vacinação nestas propriedades. Ele também agradeceu a parceria da Idaron e ressaltou que ela é importante para manter o gado sadio na fronteira.

 

A decisão foi tomada em conjunto para que comunidades carentes e com dificuldades para comprar vacina ou transporte sejam beneficiadas mesmo que estejam fora da faixa de 50 quilômetros pré-determinada. “O termo de parceria está sendo ajustado para atender os produtores bolivianos que mais precisam”, fala o gerente de Defesa Animal, Fabiano Alexandre dos Santos.

 

O gerente também fala que hoje a Idaron conhece a área de fronteira muito bem e que os pecuaristas bolivianos aguardam a presença da Agência duas vezes por ano, quando são realizados os Ciclos de Vacinação. “Os proprietários rurais da fronteira estão mais conscientes graças ao trabalho realizado pela Idaron”.

 

“Nós queremos que, assim como Rondônia, a Bolívia fique livre da febre aftosa. É assim que o governador quer que nós trabalhemos: em parceria”, fala o presidente da Idaron, Marcelo Henrique Borges.

 

As vacinações na Bolívia começarão dia primeiro de dezembro.

 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agropecuária


Compartilhe


Pular para o conteúdo