Governo de Rondônia
18/04/2024

PARLAMENTO JOVEM

Vaga no Parlamento Jovem Brasileiro é disputada por estudantes de Rondônia

10 de agosto de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

Os alunos foram pré-selecionados, e apenas um será escolhido para representar Rondônia no Parlamento Jovem Brasileiro 2020

 

Pelo menos quatro estudantes do ensino médio de Rondônia já estão pré-selecionados para a fase final do certame nacional que vai escolher um representante do Estado para integrar ao Programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB 2020), que será escolhido e apresentado ao Brasil no próximo dia 18 de setembro pela Câmara do Deputados, em Brasília, com outros 77 jovens estudantes de todo o País.

Os alunos de Rondônia candidatos (pré-selecionados) ao Parlamento Jovem Brasileiro de 2020, são Anna Beatriz Moraes de Menezes Bezerra e Ester Melo dos Passos, ambas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro) de Guajará Mirim, Eduarda Caroline Machado de Souza, do Ifro de Colorado do Oeste, e Ketellyn Alexópulos Mateus do Carmo, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Josino Brito, de Cacoal, tiveram seus projetos aprovados pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e encaminhados à coordenação nacional do programa na Câmara dos Deputados.

Segundo Isabel da Silva Santos, da Gerência de Ensino Médio da Seduc, este é um programa criado pela Câmara dos Deputados em 2003, dirigido a estudantes do ensino médio de todo Brasil, com objetivo de propiciar aos jovens a vivência do processo político e democrático mediante a participação de uma simulação da jornada parlamentar na Câmara dos Deputados, com diplomação, posse e exercício de mandato, e que tem todo apoio do Governo de Rondônia.

COMO PARTICIPAR

O concurso deste ano já está na fase final, mas há sempre uma expectativa do aumento de participantes a cada ano, segundo previsão da Seduc. De acordo com o site da Câmara dos Deputados, é muito simples participar: “os estudantes interessados deverão ter entre 16 e 22 anos e estar matriculados no 2º ou 3º ano do ensino médio em escolas públicas ou particulares. Preenchidos esses pré-requisitos, o estudante deverá elaborar um projeto de lei, conforme os critérios divulgados pela Câmara dos Deputados, e fazer sua inscrição na diretoria da escola em que estuda”.

Foto lembrança da última edição do Programa Parlamento Jovem Brasileiro, na posse para a legislatura de 2019

Feito isso, segundo informações do site, os estudantes devem aguardar a decisão, eis que todos os projetos inscritos serão analisados pelos coordenadores da Secretaria de Educação de cada Estado (Seduc, no caso de Rondônia) e os projetos pré-selecionados serão encaminhados à Câmara dos Deputados, onde uma comissão, formada por servidores da área legislativa, irá escolher os projetos participantes.

E assim, definido ou eleito o representante estadual, o estudante será convidado a exercer o mandato na Câmara Federal. Durante cinco dias, período de duração da legislatura do Parlamento Jovem, os estudantes terão a oportunidade de experimentar o dia a dia da vida dos parlamentares brasileiros no desempenho de suas funções.

Como não podia ser diferente, a exemplo do modelo de funcionamento no Congresso Nacional, as despesas com passagens aéreas, acomodações, alimentação e deslocamento dos estudantes serão de responsabilidade da Câmara dos Deputados, e durante o evento em Brasília, os jovens serão acompanhados pelos coordenadores estaduais, designados pelas Secretarias Estaduais de Educação, e por profissionais de relações públicas da Câmara dos Deputados.

Leia Mais:

 Terceira parcela do cartão alimentação será liberada para alunos da rede pública do Estado de Rondônia na segunda, 10

 Aulas presenciais na rede pública do Estado de Rondônia devem retornar após definição do protocolo de segurança


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Cleuber Rodrigues Pereira
Fotos: Cléber Souza e Arquivo Câmara dos Deputados
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Evento, Governo, Rondônia, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo